AGÊNCIA DE SEGURANÇA AMERICANA ALERTOU POLÍCIA CIVIL SOBRE PLANO DE ATAQUE EM ESCOLAS DO VALE

Investigação apontou que os atos violentos aconteceriam em alusão aos quatro anos do ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, e teriam como motivação o bullying.

Uma agência de segurança americana foi a responsável por alertar a Polícia Civil sobre o plano de adolescentes que planejavam atacar escolas de São José dos Campos e Caçapava.

Uma operação da polícia foi realizada neste domingo (12) depois da corporação descobrir a intenção dos adolescentes. Três jovens foram levados à delegacia e diversos materiais foram apreendidos (leia mais abaixo).

De acordo com a Polícia Civil, a investigação começou após a Homeland Security Investigations (HSI), uma agência norte-americana de segurança, descobrir a intenção dos estudantes, que trocavam mensagens sobre o assunto pelas redes sociais.

AHSI identificou diálogos que se referiam à prática de atos graves de violência, como homicídios em massa, ataques a escolas, violência contra mulheres, crianças e animais, no dia 13 de março, data que completa 4 anos do ataque à escola de Suzano.

Depois do alerta, a Divisão de Crimes Cibernéticos da Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) passou a monitorar os adolescentes e contou com a ajuda de policiais da região para deflagrar a operação.

Sobre a agência americana

Homeland Security Investigations (HSI) é uma agência do governo dos Estados Unidos responsável por investigar crimes e ameaças transnacionais.

De acordo com a própria HSI, a missão da agência é investigar, interromper e pôr fim às organizações terroristas e criminosas que buscam movimentos ilegais envolvendo pessoas e tecnologia.

O braço do Departamento de Segurança dos Estados Unidos investiga uma ampla gama de crimes, como terrorismo, ameaças à segurança nacional e internacional, tráfico de drogas, atividade de gangues transnacionais; exploração infantil, contrabando e tráfico humano, lavagem de dinheiro, crimes de guerra, etc.

Agência de segurança americana alertou Polícia Civil sobre plano de ataque em escolas do vale — Foto: Divulgação/HSI
Agência de segurança americana alertou Polícia Civil sobre plano de ataque em escolas do vale — Foto: Divulgação/HSI

Operação

A Polícia Civil realizou neste domingo (12) uma operação após descobrir o plano de adolescentes que pretendiam realizar ataques em escolas de São José dos Campos e Caçapava . Três estudantes foram levados à delegacia e liberados após depoimentos.

A operação feita pela Polícia Civil reuniu investigadores da região e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara da Infância e Juventude de Taubaté.

Segundo a polícia, os atos violentos seriam realizados em alusão aos quatro anos do ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, e teriam como motivação o bullying.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *