INVASÃO À PRAÇA DOS TRÊS PODERES: REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA TEM PRESOS EM BRASÍLIA


Bolsonaristas radicais invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília, no último domingo (8).


A região do Vale do Paraíba tem ao menos três pessoas presas em Brasília (DF) depois da invasão de bolsonaristas à Praça dos Três Poderes no domingo (8), aponta lista da Polícia Civil do Distrito Federal divulgada nesta terça-feira (10).

Até a última atualização desta reportagem, os presos da região são:

  • Alethea Verusca Soares – São José dos Campos
  • Letícia Santos Lima – Taubaté
  • Marisa Fernandes Cardoso – Guaratinguetá

Por meio de nota, a defesa de Letícia informou que acredita totalmente na inocência dela e disse que os fatos serão devidamente esclarecidos.

g1 não conseguiu localizar a defesa de Alethea e Marisa até a última atualização da reportagem.

Alethea Verusca Soares, de São José dos Campos (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alethea Verusca Soares, de São José dos Campos (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Alethea Verusca Soares tem 48 anos e publicou nas redes sociais vídeos e fotos participando dos acampamentos bolsonaristas em São José dos Campos, que aconteceram principalmente no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica).

Letícia Lima Santos tem 30 anos e é de Taubaté. Em mensagens nas redes sociais, amigos se mobilizaram para custear um advogado para ela e a descrevem como religiosa e divertida.

Marisa Fernandes Cardoso tem 54 anos e é de Guaratinguetá. Ela trabalha como professora de português na rede estadual de ensino.

Edson Carlos Campanha, de 62 anos, que constava na lista inicialmente, é natural de Caraguatatuba, mas vive em Leme. Foi beneficiário do programa ‘Auxílio Emergencial’, criado em 2020 pelo governo federal e que previa o pagamento de uma renda aos mais vulneráveis durante a pandemia de Covid-19. Segundo o Portal da Transparência, ele recebeu R$ 5.650.

De acordo com a polícia, os homens presos foram levados para o Centro de Detenção Provisória II do DF, enquanto as mulheres foram encaminhadas para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio a apreensão de 87 veículos estacionados na região da Granja do Torto que, segundo o magistrado “trouxeram os terroristas para o Distrito Federal”. Entre eles, dois registrados por empresas do Vale:

  • AWG4E63 – Scania Masca Roma
    Rovans Transporte e Turismo Ltda – Pindamonhangaba – (SP)
  • CVN9002 – Mercedes Viaggio
    Transpasso Fretamento e Turismo Ltda ME – Jacareí (SP)

g1 tenta contato com as empresas, mas não obteve retorno até a publicação.

Golpistas vandalizam interior do Palácio do Planalto neste domingo (8) — Foto: Adriano Machado / Reuters
Golpistas vandalizam interior do Palácio do Planalto neste domingo (8) — Foto: Adriano Machado / Reuters

Ataques em Brasília

O ataque de bolsonaristas às sedes dos Três Poderes no último domingo (8) terminou com vidraças e móveis quebrados, obras de arte e objetos históricos vandalizados, gabinetes invadidos, documentos rasgados e armas roubadas.

O prejuízo ao patrimônio público está calculado em, ao menos, R$ 3 milhões apenas na Câmara dos Deputados – sede do Legislativo, também composto pelo Senado Federal.

Até o fim da noite de segunda-feira (9), pelo menos 1,2 mil pessoas haviam sido presas.

Bolsonaristas detidos são levados de ônibus para a sede da PF após participação nos atos criminosos do dia anterior — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Bolsonaristas detidos são levados de ônibus para a sede da PF após participação nos atos criminosos do dia anterior — Foto: Mauro Pimentel/AFP

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *