DEFESA CIVIL DE CRUZEIRO PARTICIPA DE TREINAMENTO PARA A OPERAÇÃO VERÃO 2022/ 2023

A Defesa Civil de Cruzeiro participou da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2022/ 2023, destinado aos 39 municípios do Vale do Paraíba, Serra e Litoral Norte. A preparação teve início nesta terça-feira, 22, em Pindamonhangaba. 

Durante dois dias, os agentes de Defesa Civil passaram por treinamento e capacitação com objetivo proporcionar conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres na região. 

O treinamento contou com instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre Montagem de Gabinete de Crise e da Polícia Ambiental, que instruiu sobre as ocorrências relativas ao período. 

Além disso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, tratou de assuntos relacionados às doenças infecciosas relacionadas ao verão e o Climatempo orientou sobre as condições meteorológicas. 

Como parte das orientações, a CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), apresentou o tema ‘Montagem de Abrigos Provisórios’, e vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). 

No final do treinamento, seguindo os critérios estabelecidos pela Defesa Civil Estadual, os municípios poderão receber um kit de equipamentos para auxiliar nas atividades durante o período. 

Os participantes desta oficina são a partir de agora, os multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão para a redução de riscos e para a resposta a desastres nesse período de chuvas que se aproxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *