IR 2022: LOTE RESIDUAL PAGA R$ 10,6 MILHÕES A 7,2 MIL CONTRIBUINTES DO VALE

A Receita Federal abriu na segunda-feira (24) as consultas ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. No Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, cerca de 7,2 mil serão restituídos. O montante total é de R$ 10.665.854,46.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. O crédito será feito no dia 31 de outubro.
Pelas regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
COMO CONSULTAR?
As consultas podem ser feitas:
• na página da Receita na internet: clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
• no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O QUE FAZER SE O DINHHEIRO NÃO FOR DEPOSITADO?
Se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *