MILITARES DO CAVEX, EM TAUBATÉ, AJUDAM NA SEGURANÇA E TRANSPORTE DAS URNAS ELETRÔNICAS

Cerca de 120 militares e nove aeronaves dos 1º e 2º Batalhões de Comando de Aviação do Exército (Cavex) de Taubaté decolaram nesta terça-feira (27), para auxiliar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no transporte e segurança das urnas eletrônicas.

Segundo o batalhão, os militares vão viajar com destino a cinco estados brasileiros, com o objetivo de atuar na garantia da votação e apuração das eleições deste ano. O primeiro turno das votações ocorre neste domingo (2).

Ao todo, serão nove aeronaves dos modelos partindo dos 1º e 2º Batalhões de Aviação do Exército, em Taubaté; quatro aeronaves saindo do 3º Batalhão de Aviação do Exército, em Campo Grande (MS) e outros quatro helicópteros do 4º Batalhão de Aviação do Exército, em Manaus (AM) que, inicialmente, irão para Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

A partir do dia 29 de setembro, toda tripulação empregada já iniciará as contribuições relacionadas a Garantia de Votação e Apuração, entre elas empregar o SOA (Sistema Olho da Águia) e até o transporte de urnas.

O apoio do exército nas eleições ocorre há mais de 60 anos. Desde a década de 1960 que a Justiça Eleitoral tem a prerrogativa de pedir essa ajuda, na qual os militares atuam no trabalho de segurança e transporte das urnas.

Por: G1/ Vale do Paraíba e Região
Foto: Reprodução/TV Vanguarda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *