COM INVESTIMENTO EM EFETIVO E TECNOLOGIA, SÃO JOSÉ DESPENCA NO RANKING DA VIOLÊNCIA

Cidade cai de 260 vítimas em homicídios e latrocínios em 2001 para 49 no ano passado

A cidade de São José dos Campos realizou um feito histórico na segurança pública do Vale do Paraíba: queda de 81% na quantidade de vítimas em homicídios e latrocínios na comparação com o início dos anos 2000, o período mais violento na cidade de acordo com a série histórica da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública).

Nesse período, a maior cidade da região reduziu a quantidade de mortes violentas de 260 em 2001 para 49 no ano passado. Foi a maior queda percentual de São José comparando 2021 com todos os outros anos da série histórica.

A cidade tinha 45% do total de vítimas em homicídios e latrocínios de toda a região em 2001 (260 de um total de 574) e reduziu para 14% no ano passado (49 de 348). A relação é ainda mais baixa em 2022, considerando o período de janeiro a julho: 12,6% (31 de 246).

A média mensal de vítimas em mortes violentas despencou de 22 em 2001 para 4 em 2022, uma das menores da série histórica da SSP. A mais baixa foi registrada em 2020 e 2019: 3 em cada ano.

Apenas Jacareí conseguiu chegar perto do desempenho de São José. A terceira maior cidade do Vale registra queda de 71% na quantidade de mortes violentas em 2021 comparado a 2002: 25 contra 87.

Taubaté, a segunda maior cidade da região, teve um resultado pior do que as outras duas cidades. A maior queda percentual do município foi de 26%, comparando 2021 (50 mortes violentas) com 2012 (68). No entanto, a cidade nunca ultrapassou esse limite anual de 68 vítimas em homicídios e latrocínios na série histórica da SSP, enquanto Jacareí já chegou a 87 em um ano e São José, a 260.

TECNOLOGIA E PESSOAL

Vários fatores motivaram a queda brusca das mortes violentas em São José, na avaliação do consultor José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança Pública e coronel da reserva da Polícia Militar.

Para ele, a combinação de trabalho na área social e de investimentos em segurança foram os principais motivos da queda da violência.

 “O caso de São José é que a cidade está num círculo virtuoso. Há menos crimes e menos atividade criminosa, e a polícia acaba prendendo menos. A cidade se beneficia de trabalho social nos últimos anos e de bons índices da segurança no estado”, afirmou o especialista.

Nos últimos anos, o governo estadual vem reforçando o efetivo e a estrutura da segurança pública na cidade e na região, com instalação do novo Copom da Polícia Militar, uma unidade da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) e o 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) em São José dos Campos.

A Prefeitura de São José dos Campos destaca a criação da GCM (Guarda Civil Municipal) em 1988, o investimento em tecnologia que culminou na criação do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) em abril de 2021 e no trabalho e qualificação das pessoas que atuam em segurança na cidade, além da integração com as demais forças públicas.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *