IR 2022: mais de 16 mil contribuintes do Vale caíram na malha fina

Mais de 16 mil contribuintes do Vale do Paraíba caíram na malha fina do Imposto de Renda, segundo dados divulgados pela Receita Federal. O número representa 2,6% do total de declarações entregues na região, cerca de 603 mil.

Segundo o Fisco, das restituições em malha, 13 mil declarações têm Imposto a Restituir. Outras 2,8 mil declarações têm imposto a pagar, enquanto 262 têm saldo zero.

Veja os principais motivos que levaram os contribuintes à malha do leão:

• 45,54% – Omissão de rendimentos (de titulares e dependentes declarados);
• 25,12% – Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução: despesas médicas);
• 22,17% – Divergências no valor de IRRF entre o que foi declarado pela fonte pagadora e o que foi declarado pela pessoa física (entre outros, falta de informação do beneficiário, e divergência entre os valores);
• 7,17% – Deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.

Como saber se caí na malha fina?

As consultas podem ser feitas da mesma forma que a consulta da restituição:

• na página da Receita na internet
• no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O programa vai informar se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se o contribuinte caiu na chamada malha fina.

Os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

Por: G1 / Vale do Paraíba e Região
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *