Festa da Padroeira: confira a programação do Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida divulgou na quarta-feira (14) a programação especial para a Festa da Padroeira. Após dois anos de pandemia, o local vai retomar as celebrações com capacidade máxima de público. Além da novena, este ano haverá procissões, passeios ciclísticos e shows em homenagem à santa, sendo um deles com o cantor Daniel.
A novena será realizada entre os dias 3 e 11 de outubro, das 15h às 19h, no Altar Central da Basílica. Os devotos que participarem presencialmente são convidados a colaborar com doação de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, que serão entregues a instituições beneficentes da cidade.
No dia 5 de outubro, será realizada a tradicional carreata no entorno da basílica e pelas ruas da cidade. A ação está prevista para ser realizada às 16h. Na data, moradores locais e visitantes têm o hábito de enfeitar as janelas das casas e hotéis para a passagem da procissão.
Um passeio ciclístico será realizado no dia 10 de outubro, a partir das 9h. O trajeto vai partir do Pátio das Palmeiras, em direção à Cidade do Romeiro, passando pelo Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a imagem da Padroeira.
Também no dia 10, por volta das 21h, será realizado um festival de shows, com a participação do cantor Daniel e convidados.
Na véspera da festa da padroeira, dia 11, haverá uma procissão noturna por volta das 20h30. Os fiéis vão em direção ao Porto Itaguaçu em um cortejo com velas, até o local onde a imagem da santa foi encontrada. Após a procissão, terá início a Vigília Mariana na Basílica, que vai das 23h até as 4h30.
No dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, as festividades começam às 4h50. Ao todo, seis missas estão programadas, todas no Altar Central da Basílica, às 5h, 7h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h15. A partir das 18h haverá uma procissão, saindo da Basílica Histórica em direção ao Santuário Nacional e após a última missa haverá um show pirotécnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *