FLIC-2022 acontece em Setembro em Cruzeiro

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, realizará nos dias 9 e 10 de setembro, a 5ª Edição da Feira Literária de Cruzeiro – FLIC 2022.
O evento, que será realizado no Museu Major Novaes, reunirá escritores, artistas e músicos de toda região com o intuito de promover uma manifestação cultural com interlocução entre as artes e propaga vivências focadas na diversidade.
Com o objetivo de valorizar a cidade, os moradores e contar um pouco da rica história de toda região, a FLIC 2022 chega com o tema: “O Global nasce no nosso Quintal”.
Para esse ano os organizadores criaram o chamado “Espaço do Escritor”, voltado a qualquer pessoa de Cruzeiro ou da região, que tenha interesse em divulgar seu trabalho, estando ele publicado ou não. Nesse caso, os escritores podem realizar uma inscrição prévia, pela internet. O formulário é encontrado nas redes sociais oficiais da cidade.
Para além da literatura, a FLIC 2022 prepara ainda diversas outras atrações culturais, entre elas, muita música. O grande destaque da edição desse ano, é a presença do cantor e compositor Peninha, autor de diversos sucessos da MPB. O show do artista de renome nacional, foi ofertado gratuitamente à cidade, por meio do projeto Circuito SP.
O Museu Major Novaes busca quebrar paradigmas acerca das apropriações desse espaço de memória, e cria a Feira Literária de Cruzeiro – FLIC, para promoção da cultura que integre toda a região. A FLIC foi criada em 2017, justamente para levar a toda região, uma experiência única permeada pela literatura em conexão com a cidade.
Abrigada pelo casarão do século XIX, que possui uma arquitetura suntuosa e imponente, os autores da localidade se reúnem para trocar experiências e diálogos.
A FLIC é uma manifestação cultural, pois promove e visa uma interlocução entre as artes que propaga vivências focadas sobretudo na diversidade. Em sua primeira edição a temática valorizou o Vale do Paraíba, vislumbrando em sua quarta edição possibilitar acolhida para o retorno das atividades culturais no município.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
09/09 – 19h às 22h – Deck Musical – 19h – Abertura
19h30 – Mesa de Abertura: O Global nasce no nosso quintal – Francisco Sodero e Diego Amaro – 21h – Atração Musical do Circuito- SP
Tenda dos Livros: Livraria do Vale, Livraria Nobel, Espaço do Escritor com escritores de Cruzeiro e da Região
Praça de Alimentação: 19h às 22h – Burger’s Kitchen Hamburgueria
10/09 – 10h às 22h: Tenda dos livros: Livraria do Vale, Livraria Nobel, Espaço do Escritor com escritores de Cruzeiro e da Região
Praça de Alimentação: 10h às 22h – Burger’s Kitchen Hamburgueria
Mesas Literárias: 11h – A literatura como espaço de pertencimento das crianças! Rodolpho Monteiro e Lessandra Carvalho
14h – Global no Plural: globais! Arte, História e Cultura em tempos complexos! Paulo Henrique, Cláudia Ribeiro e Mariana Bastos
15h – Fome de memória – cheiro, sabor, cores e afeto na cozinha da nossa casa! Alex Sander Lopes: 16h – Os livros e as histórias universais dentro da nossa casa! Tiago Feijó e Robson Hasmann
Auditório: Festival “Silvio Tendler”
Exibição de documentários do cineasta brasileiro Silvio Tendler que é professor, cineasta e historiador brasileiro. E conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK e Carlos Marighella, dentre outros. Produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. Em 1981 fundou a Caliba Produções, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.
10h – A Bolsa ou a Vida, 2021
14h – A saúde tem cura, 2021
16h – Dedo na Ferida, 2017
Sarau Ágora de Cruzeiro: 17h às 19h
Projetos: 14h às 18h – Projeto “Vem jogar no museu”
14h às 17h – Projeto “Pregando Peças” – (projetos desenvolvidos pela comunidade cruzeirense no Museu Major Novaes)
14h às 18h – Oficina de Circo do FACUNP
Deck Musical: 10h – Ensaio aberto da Orquestra da Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro e às 20h – Peninha = Circuito/SP
Fonte: Prefeitura de Cruzeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *