Balanço aponta aumento de mais de 80% no número de “gatos” de energia no Vale do Paraíba

Um balanço da EDP, concessionária de energia que atende 19 cidades no Vale, aponta aumento de 80% no número de ligações clandestinas na rede elétrica, conhecidas popularmente como ‘gatos’. A comparação é entre o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano passado.
Segundo a concessionária, foram identificadas 3.386 irregularidades de energia em residências, comércios e indústrias da região de janeiro a junho deste ano. No ano passado, também nos primeiros seis meses, foram 1.879 ligações clandestinas.
A EDP informou também que neste ano conseguiu recuperar 17,3 mil megawatts-hora (MWh), o que é suficiente, por exemplo, para abastecer a cidade de Aparecida por três meses.
Segundo a EDP, a cada quatro inspeções realizadas na região, ao menos uma irregularidade é detectada.
Depois do flagrante, o responsável pelo local participa da apuração da energia furtada com técnicos especialistas e, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é realizada a cobrança de todo o valor não faturado durante o período. O Artigo 155 do Código Penal Brasileiro prevê que o furto de energia é crime passível de multa e prisão de um a quatro anos.
De acordo com a distribuidora, o monitoramento é feito de forma remota e com ajuda de ferramentas de modelagem estatística. Com isso, a companhia consegue identificar as inconsistências na medição.

ALERTA
É importante destacar que a tentativa de mexer na na rede de energia é perigoso e pode levar a pessoa à morte. A orientação é nunca se aproximar da rede de distribuição, em qualquer situação.
De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), a ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.
Além disso, os ‘gatos’ contribuem para tornar a conta de luz mais cara. Segundo a EDP, os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da tarifa de energia para cada área de concessão.
Os furtos e fraudes de energia também podem piorar a qualidade do serviço prestado, já que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas e deixam o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções e oscilações no fornecimento de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *