Audiência pública discute volta de malha ferroviária entre o Sul de Minas e o interior de SP

Audiência discute retorno de trecho de 175 quilômetros que fica entre Três Corações e Cruzeiro

Uma audiência pública discutiu nesta segunda-feira (8) a possível volta da malha ferroviária entre Três Corações e Cruzeiro, em São Paulo. A discussão aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

A audiência foi organizada pela Assembleia Legislativa. A ideia foi reunir os prefeitos das cidades que ficam ao longo do trecho de 175 quilômetros. Ao todo são oito cidades do Sul de Minas com estações desativadas, além de Cruzeiro, no Estado de São Paulo.

Durante a reunião, os prefeitos assinaram um termo pedindo um estudo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que seja analisada a viabilidade de se retomar o trecho.

Também foi discutida a possibilidade de retomada para outro trecho de 122 quilômetros, que fica entre Varginha e Lavras, passando por Três Corações, no entanto, não há um pedido formal de estudo para ele. O vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação das Rodovias, Bruno Crivelari, falou sobre a possibilidade de retomada do trecho.

“Principalmente no trecho Três Corações/Cruzeiro, que é uma ferrovia que tem o seu leito praticamente intacto, ela tem problemas muito pontuais. Ela tem quase metade dela ainda com trilhos ali, então o custo pra você recuperar essa ferrovia é bem inferior às outras, você vai ajudar despertar a economia nessa região abrindo uma nova oportunidade de transporte, porque também é uma região carente de boas rodovias, e geração de emprego. Você vai ter geração de empregos na reconstrução dessa ferrovia, geração de empregos na operação dessa ferrovia, você vai ter oficinas, terminais de carga e descarga, então com certeza vai ser muito positivo para todos”, disse.

A estimativa é que cerca de R$ 600 milhões precisem ser gastos para revitalizar o trecho, que já tem parte sendo usado para transporte turístico, entre São Lourenço e Soledade de Minas.

“A gente entende que a sociedade está demandando esse tipo de transporte. E é ela que vai proporcionar que a aptidão da ferrovia nesse trecho, se vai ser mais carga, se vai ser mais passageiro. Vai depender muito das iniciativas que forem definidas. A agência vai analisar as propostas, e autorizar dentro dos critérios definidos pela legislação e pela segurança da operação ferroviária. Entendo que é viável, então acredito que tenha chances de se realizar esse empreendimento, que é o anseio da sociedade daqui”, falou o representante da ANTT, Aurélio Ferreira Braga.

Ao final da audiência, prefeitos de oito cidades do Sul de Minas assinaram o pedido de análise, que será enviado ao Ministério da Infraestrutura.

Fonte: g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *