Lula tem 44% e Bolsonaro tem 31% das intenções de votos, diz pesquisa do FSB

Agora, Lula subiu três pontos percentuais em relação à pesquisa de duas semanas atrás. Já Bolsonaro oscilou 1% para baixo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto para presidente da República, contra 31% de Jair Bolsonaro (PL). Isso em uma pesquisa estimulada com 12 candidatos, feita pelo Instituto FSB e contratada pelo banco BTG Pactual. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (25).

A pesquisa estimulada é quando os entrevistados recebem uma lista prévia dos pré-candidatos. Agora, Lula subiu três pontos percentuais em relação à pesquisa de duas semanas atrás. Já Bolsonaro oscilou 1% para baixo. Antes, tinha 32%, a inda dentro da margem de erro.

Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro, se mantendo com 9% das intenções de voto.

A senadora Simone Tebet (MDB) oscilou de 4% para 2%. O deputado federal André Janones (Avante) foi, de 3% para 2%. O empresário Pablo Marçal (Pros), por sua vez, ficou estável com 1%.

O cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo), o ex-deputado José Maria Eymael (DC), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a pontuar mais que 1%.

Pela margem de erro da pesquisa, Tebet, Janones, D’Avila, Eymael, Vera, Manzano, Bivar e Péricles estão tecnicamente empatados.

Outros 5% dos entrevistados não escolheram nenhum deles, enquanto 2% declararam voto nulo ou branco, e outros 3% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 22 e 24 de julho O índice de confiança do levantamento é de 95%.

Segundo turno

A pesquisa também fez cinco simulações de segundo turno. Lula venceria Bolsonaro, Ciro e Tebet, enquanto o atual presidente perderia para Ciro e empataria com Tebet.

Cenário 1

Lula e Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior.

O petista tinha 53% e foi a 54%, enquanto o atual mandatário flutuou de 37% para 36%. Lula (PT): 54% Jair Bolsonaro (PL): 36% Nenhum: 4% Branco/nulo: 3% Não sabe/não respondeu: 2%.

Cenário 2 Lula (PT): 48% Ciro Gomes (PDT): 32% Nenhum: 12% Branco/nulo: 6% Não sabe/não respondeu: 2%

Cenário 3 Lula (PT): 54% Simone Tebet (MDB): 25% Nenhum: 13% Branco/nulo: 6% Não sabe/não respondeu: 2%.

Cenário 4 Ciro Gomes (PDT): 49% Jair Bolsonaro (PL): 38% Nenhum: 7% Branco/nulo: 4% Não sabe/não respondeu: 1%.

Cenário 5 Jair Bolsonaro (PL): 41% Simone Tebet (MDB): 41% Nenhum: 11% Branco/nulo: 4% Não sabe/não respondeu: 2%

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *