5G: saiba quando a tecnologia chega em São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Bragança Paulista e outras cidades da região

De acordo com a Anatel, São José será a primeira da lista porque cronograma foi definido de acordo com a quantidade de moradores por município. Veja as datas por cidade.

São José dos Campos vai ser a primeira cidade da região a receber a tecnologia 5G. De acordo com a Anatel, a cidade passa a receber o sinal a partir de 1°de janeiro de 2023. As demais cidades estão incluídas em cronograma escalonado, começando por Taubaté e Jacareí (veja abaixo o calendário por cidade).
A tecnologia foi lançada na quarta-feira (6) no Brasil e a capital federal foi a primeira cidade do país a receber o 5G. Em sequência, o cronograma de disponibilização segue uma ordem de cidades por número de habitantes.
São José dos Campos será o primeiro município da região a receber o 5G porque entra na lista dos que têm mais de 500 mil habitantes.
A cidade foi a primeira a produzir as placas para a implantação da tecnologia na América Latina. A produtora é a Ericsson, que também faz parte do desenvolvimento de pesquisas com o 5G que têm sido feitas no Parque Tecnológico.

CRONOGRAMA
As outras duas cidades contempladas a seguir pelo cronograma da Anatel, são Taubaté e Jacareí, em 30 de junho de 2023. As duas estão no lote com cidades a partir de 200 mil habitantes.
O cronograma da Anatel ainda prevê que uma lista de cidades com mais de 100 mil habitantes receba a tecnologia até junho de 2024. Na região, as cidades contempladas são: Atibaia, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. As demais, recebem o sinal com a cobertura total no país, até janeiro de 2026.

O QUE É O 5G
É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.
Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.
O serviço é suportado por aparelhos mais recentes. No Brasil, são 67 celulares com capacidade para navegação na 5G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *