Varíola dos macacos: morador de Indaiatuba é 4º caso confirmado em SP

Ministério da Saúde informou que paciente de 28 anos testou positivo na quinta (16); ele está em isolamento e apresenta quadro clínico estável.

Um morador de Indaiatuba (SP), de 28 anos, é o quarto caso confirmado da varíola dos macacos no estado de São Paulo, e o sexto no Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que informou que o caso foi confirmado laboratorialmente na quinta (16), pelo Instituto Adolfo Lutz.
“O paciente está em isolamento domiciliar e apresenta quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município”, diz a nota.
Assim como os outros três casos confirmados no estado, a contaminação é considerada importada, já que o paciente tem histórico de viagem à Europa. Segundo a pasta, todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente, como o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos.
“O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação de Monkeypox e do CIEVS Nacional, segue em articulação direta com o estado de São Paulo para monitoramento do caso e rastreamento dos contados”, diz o comunicado.
Até o momento o Brasil registra seis casos confirmados, sendo quatro em São Paulo (dois na capital, um em Vinhedo e outro em Indaiatuba), um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro – há 13 casos suspeitos em investigação.

FOI AO HOSPITAL COM LESÕES
O paciente de Indaiatuba com histórico de viagem à Espanha procurou o Hospiptal Santa Ignês, da rede particular da cidade, às 23h30 da última segunda-feira (13). Em nota, a unidade médica informou que o homem de 28 anos apresentava “lesões papulares” e que o plantonista levantou a hipótese de infecção pelo “vírus monkeypox”, “procedendo imediato isolamento do paciente e comunicando a vigilância sanitária do município.”
“Procedemos a coleta de todos os exames conforme protocolo do estado e em comum acordo com a vigilância do município. Paciente segue em isolamento domiciliar sendo acompanhado pela equipe do município”, informa a nota do Hospital Santa Ignês.

OUTROS CASOS EM SP
São Paulo confirmou na noite de terça (14) um terceiro caso de varíola dos macacos no estado: um homem que reside na capital paulista, de 31 anos, que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas com bom quadro clínico.
O primeiro caso da doença no país foi confirmado no dia 9 de junho pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital. Ele tem bom estado clínico.
O segundo paciente é um homem de 29 anos que viajou à Europa e está isolado em sua casa em Vinhedo, interior de São Paulo.

Sintomas da varíola dos macacos

• Febre
• Dor de cabeça
• Dores musculares
• Dor nas costas
• Gânglios (linfonodos) inchados
• Calafrios
• Exaustão
• Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
• As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *