George Soros: ‘Conflito na Ucrânia pode ser início da 3ª Guerra Mundial’

Em Davos, Soros entregou mensagem dura aos participantes do Fórum Econômico Mundial dizendo que Rússia pode ter iniciado terceira guerra mundial

invasão da Ucrânia pela Rússia pode ter marcado o início de “uma terceira guerra mundial”, e o presidente russo, Vladimir Putin, deve ser derrotado “o mais rápido possível” se o mundo quiser preservar a civilização.

Essa foi a mensagem dura que o bilionário e filantropo húngaro, George Soros, entregou na terça-feira (24) aos participantes do Fórum Econômico Mundial de 2022 em Davos, na Suíça.

“Mesmo quando as lutas pararem, como eventualmente deve acontecer, a situação nunca voltará para como era antes”, alertou Soros, de 91 anos.

“Outras questões que preocupam toda a humanidade — combater pandemias e mudanças climáticas, evitar a guerra nuclear, manter instituições globais — tiveram que ficar em segundo plano nessa luta. É por isso que digo que a civilização pode não sobreviver”.

O ex-administrador de fundos de investimento, que agora é presidente da Soros Fund Management LLC e fundador da Open Society Foundations, é famoso por usar sua riqueza para ajudar a promover sociedades abertas e criar democracias inclusivas com governos responsáveis.

Mas após os eventos de 11 de setembro, observou ele, a maré começou a virar contra as sociedades abertas. Como resultado, “regimes repressivos estão agora em ascensão e sociedades abertas estão sob cerco”, disse ele na terça-feira.

“Hoje, China e Rússia representam a maior ameaça à sociedade aberta”.

Sociedades abertas têm governos que são diametralmente opostos aos governos em sociedades fechadas, observou Soros.

“Numa sociedade aberta, a regra do estado é proteger a liberdade do indivíduo. Em uma sociedade fechada, o papel do indivíduo é servir aos governantes do estado”.

Falando sobre Putin e o líder da China, Xi Jinping, Soros disse: “Eles governam por intimidação e, como consequência, cometem erros incompreensíveis”.

Ele apontou a China e a Rússia como as maiores ameaças às sociedades abertas auxiliadas pelo desenvolvimento de tecnologias digitais e especialmente inteligência artificial.

“Em teoria, a Inteligência Artificial deve ser politicamente neutra — pode ser usada para o bem ou para o mal. Mas, na prática, o efeito tem sido assimétrico. É particularmente boa para criar instrumentos de controle que ajudam regimes repressivos e põem em risco a sociedade aberta”, disse Soros.

O bilionário também criticou a política de lockdowns “Covid-zero” da China, dizendo que teve “consequências desastrosas, empurrando a economia chinesa a uma queda livre desde março”, com “resultados negativos” para a economia global.

Em uma nota mais animadora, mas ainda sombria, ele elogiou a Ucrânia por lutar pelos valores do mundo ocidental.

“Acho que a Ucrânia hoje está prestando um tremendo serviço à Europa, ao mundo ocidental, à sociedade aberta e à nossa sobrevivência, porque eles estão lutando nossa luta”, disse Soros.

“Eles têm uma chance muito boa de ganhar. Nós devemos dar a eles todo o apoio que eles pedem”.

Fonte: CNN Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *