Ford anuncia acordo para venda da fábrica em Taubaté-SP

Unidade foi desativada em 2021, após empresa anunciar encerramento da produção de veículos no Brasil.

A Ford anunciou nesta quarta-feira (18) a venda da fábrica de Taubaté. A unidade foi desativada em 2021, quando a fabricante decidiu encerrar a produção de veículos no Brasil.
No comunicado, a Ford afirma que assinou um compromisso de compra e venda do local com a empresa São José Desenvolvimento Imobiliário. Os valores não foram informados.
Segundo a empresa, a venda ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A estimativa da empresa é de que a venda seja concluída em até três meses.

FECHAMENTO
A Ford anunciou em 11 de janeiro de 2021 que encerraria as operações no Brasil, com fechamento imediato das fábricas de Taubaté, no interior de São Paulo, e de Camaçari, na Bahia. Em Taubaté a empresa tinha cerca de 800 trabalhadores.
A fábrica de Taubaté é a segunda vendida pela montadora no Brasil. Em outubro de 2020, a Ford concluiu a venda da unidade em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELA FORD:
A Ford anunciou hoje a assinatura de um compromisso de compra e venda para a fábrica de Taubaté, SP, com a São José Desenvolvimento Imobiliário. A partir de agora começa o processo de diligência conjunta. A concretização do negócio depende também da aprovação do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Todo o processo deverá ser completado no prazo de 60 a 90 dias.

MOTORES DE TAUBATÉ PARA O MUNDO
Foram 52 anos de história em Taubaté. O último capítulo, entretanto, foi escrito em 2021, quando a Ford anunciou o fechamento da unidade no município do Vale do Paraíba.

Os capítulos anteriores já indicam um possível encerramento da história. A montadora vinha passando por dificuldades diante do cenário econômico e adotou algumas medidas na fábrica em Taubaté, como paralisação da produção, redução de salários e jornadas e demissões.
Diante da crise gerada pela pandemia do coronavírus, a montadora norte-americana optou pelo encerramento da produção no Brasil. Era o fim de uma planta inaugurada em 1974 – a história, no entanto, começou anos antes com a aquisição da Willys-Overland – e que produziu mais de oito milhões de motores e sete milhões de transmissões para o Brasil e para o exterior.

(G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *