Bananal: Doadora de 99 anos cede réplicas da Estação e da Locomotiva para a Estação Ecológica

No ano em que completa 35 anos de existência, a Estação Ecológica Bananal recebeu em doação da Sra. Ilda Rosa, de 99 anos, maquetes com as réplicas da antiga Estação Ferroviária e da Locomotiva que, entre 1889 e 1962 fizeram o ramal entre o município e Barra Mansa.
As maquetes foram criadas, como hobby, pelo maquinista aposentado José Geraldo Rodrigues, de Barra Mansa, que ficou amigo da família através de Norma Rosa, a filha caçula de Dona Ilda.
Inicialmente, a intenção era formalizar doação ao município para que as maquetes ficassem expostas no Solar Aguiar Valim. Depois de tentativas frustradas ao longo dos anos e pouco interesse da municipalidade em receber a doação, a decisão pela Estação Ecológica se deu após uma visita de Norma meses atrás. Lá, teve a certeza de que as réplicas ficariam em local apropriado, conservadas com a devida dedicação e carinho.
Norma conversou com um dos monitores do local, Lion, que levou ao conhecimento do gestor da Estação Ecológica, Thiago Nogueira, a intenção de doação de Dona Ilda. Manifestado o interesse em receber as réplicas, foi providenciada a documentação para a cessão das maquetes. Já inseridas ao patrimônio da Fundação Florestal, as réplicas foram entregues por Dona Ilda e a filha Norma Rosa no dia 06 de maio.
Após a entrega, Dona Ilda passeou pela Estação Ecológica, apreciando os atrativos naturais e uma das cachoeiras do local.

(Gazeta de Bananal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *