PF cumpre mandados em operação que investiga fraude em licitações em Lavrinhas e Cruzeiro

As empresas são suspeitas de envolvimento em fraude em licitações para compra de alimentos para a merenda escolar nas cidades de Cruzeiro entre 2017 e 2021 e em Lavrinhas entre 2017 e 2018.

A Polícia Federal cumpre na quarta-feira (4), mandados de busca e apreensão em empresas suspeitas de um esquema de fraude em licitações nas prefeituras de Lavrinhas e Cruzeiro.
As empresas são suspeitas de envolvimento em fraude em licitações para compra de alimentos para a merenda escolar nas cidades de Cruzeiro entre 2017 e 2021 e em Lavrinhas entre 2017 e 2018.
A operação aconteceu no período da manhã com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas sedes das empresas investigadas em São Paulo e Mairiporã.
A investigação é desdobramento de uma operação em 2020 que apurava irregularidades na contratação e na execução de contratos de gestão na área da saúde firmados entre a Prefeitura de Cruzeiro e uma organização social.
A partir das provas colhidas a polícia descobriu outros delitos, tendo como viés principal a manipulação de orçamentos, simulação de competitividade, direcionamento dos processos de seleção e escolha, além de possíveis contratações sem licitação justificadas falsamente como emergenciais.
Os sócios das empresas investigadas são suspeitos também do pagamento de vantagem ilícita a um servidor público da prefeitura de Cruzeiro, que foi afastado logo após a operação.
Os investigados podem responder por fraude a licitações, corrupção ativa e associação criminosa.

Em nota, a prefeitura de Lavrinhas disse que não foi acionada sobre as investigações. Já a prefeitura de Cruzeiro informou que também não foi notificada sobre as novas informações da Polícia Federal e disse que sobre a operação anterior, adotou medidas e rompeu o contrato com a empresa investigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *