Volkswagen suspende produção por uma semana para adequações na fábrica de Taubaté

Paralisação é para a adequação na fábrica, com a instalação de plataforma para produção de novos modelos de veículos.

A Volkswagen informou que suspendeu a produção na fábrica de Taubaté nesta semana. A montadora informou que a paralisação é para a adequação da linha de produção com a instalação de uma nova plataforma, anunciada no pacote de investimento de R$ 7 bilhões nas unidades da América Latina.
A produção parou nesta segunda-feira (18) e só deve ser retomada na segunda (25) para a instalação da plataforma MQB (Modular Transverse Matrix).

A tecnologia permite a produção de carros a partir desta matriz única, facilitando a inclusão de novos modelos para a unidade de Taubaté. Ao todo, a fábrica conta com 3 mil trabalhadores diretos.
Nos últimos meses, a empresa tem adotado medidas como férias e layoff (suspensão temporária de contratos) na fábrica do interior paulista. A medida é para realizar as intervenções na linha de produção e também diante da falta de semicondutores no mercado automotivo.

Investimento
O pacote de investimentos foi anunciado em novembro de 2021 e inclui R$ 7 bilhões em investimentos nas plantas da Volkswagen na América Latina, a começar por Taubaté com a chegada de um novo modelo, o Polo Track, que deve ser lançado em 2023.

Segundo o sindicato, com o investimento, a expectativa é de que até 2025 a empresa retome a configuração de 2015, quando tinha três turnos de produção, o que pode gerar mais 1,2 mil postos de trabalho diretos e outros mil indiretos, com as empresas terceirizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *