Bombeiros do Vale do Parabíba realiza Programa “Bombeiro na Escola”

A Educação Pública são todas as atividades em que os Bombeiros Educadores transmitem informações e mensagens a determinados grupos etários, para orientar e ensejar mudanças de comportamento e atitudes a respeito de determinado assunto, com o objetivo de promover a redução de incêndios e acidentes, bem como, proporcionar maior segurança, integridade física e patrimonial das pessoas, além da proteção ao meio ambiente.
O Programa Bombeiro na Escola atua como uma formação paralela e complementar, mais ligada à questão de cidadania e responsabilidade social do que propriamente educacional, e em que pese essas áreas serem multidisciplinares e transversais, a ideia do programa é que os jovens frequentem o curso como cidadãos e não como estudantes.
O formato do Programa busca atender estudantes da rede pública de ensino, com foco na faixa etária entre 09 e 12 anos de idade, ficando facultado à escola, excepcionalmente, a inserção do programa em seu horário escolar regular e curricular, desde que não interfira no calendário de aulas.
A finalidade é despertar nos jovens o senso de cidadania e responsabilidade social, tornando-o um cidadão melhor e, por consequência, melhorando o convívio na sociedade. Não se tem a pretensão de formar Bombeiros Profissionais, mas cidadãos com noções de primeiros socorros e capazes de prevenir e mitigar os efeitos de acidentes domésticos e dar ao menos o devido suporte para casos clínicos (como infartos e AVC) antes da chegada do socorro.
O Bombeiro Educador, Cabo PM Silva Costa que é responsável pelo atendimento no Litoral Norte, já tem o cronograma de atendimento de mais de 1000 alunos só no primeiro semestre deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *