INSS retoma atendimento presencial sem agendamento nas agências da RMVale

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou na quinta-feira (3) a retomada do atendimento presencial sem agendamento nas unidades da RMVale e nos demais estados.
Na região, o INSS tem agências em São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Caraguatatuba e São Sebastião.
Esta modalidade é válida para os casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone. Nesta situação, poderá procurar as agências físicas para agendar horário ou esclarecer dúvidas. Somente em 30 de março as agências que prestarão atendimento espontâneo serão definidas e divulgadas.
As portarias recém-publicadas permitem que, a partir de 14 de março, as pessoas agendem atendimento presencial para todos os serviços disponíveis no portal e no aplicativo Meu INSS. Isso inclui pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre vários outros. Ao todo, 91 serviços do INSS já são passíveis de atendimento digital.
O agendamento continua sendo feito pelo Meu INSS (site e aplicativo para celulares) e telefone 135, mesmo que esses serviços já estejam disponíveis na internet, sem necessidade de que a pessoa se desloque até a agência.
Desde 2020, o INSS restringia o atendimento presencial mediante agendamento apenas aos serviços indisponíveis na plataforma digital, como realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *