Após baixar nível do rio famílias começam a voltar para casa em São Luiz do Paraitinga

Moradores que ficaram desabrigados após a cheia do Rio Paraitinga começaram a voltar para suas casas na quinta-feira (10) em São Luiz do Paraitinga (SP). O rio, que chegou a subir cinco metros acima do normal, começou a baixar e já não atinge as ruas, que ficaram cheias de lama.
Cerca de 150 imóveis foram invadidos pela água, o que assustou várias famílias, sendo que 30 delas precisaram deixar suas casas durante a cheia. Mesmo com a previsão de chuva para as próximas horas, o rio não deve voltar a subir até as ruas.
Na quinta, o nível do rio estava 2,8 metros acima do normal, mas já está nas caneletas, no curso normal.
A Defesa Civil informou que vai fazer vistorias nos imóveis, principalmente os que ficam próximos ao rio, para avaliar se houve algum dano na estrutura.
Mesmo assim, os moradores já foram autorizados a voltarem para as casas e fazerem a limpeza dos locais.

PREVISÃO
A cidade não registrou chuvas na quarta-feira (9), o que ajudou o rio a baixar. Mas deve voltar a chover nesta sexta-feira (11). Apesar da previsão, a Defesa Civil acredita que as chuvas devem ser fracas e não devem causar transtornos.
O Rio Paraitinga chegou a 5 metros acima do normal e deixou várias áreas da cidade embaixo d’água.
De acordo com a Defesa Civil, a cheia no rio foi a maior desde 2010, quando a cidade enfrentou a maior enchente de sua história, com centenas de desabrigados e queda de prédios históricos por causa das águas. Desde então, a maior marca registrada havia sido 3,8 metros acima do nível normal.
Por conta da cheia, as aulas da rede municipal foram suspensas, mas foram retomadas na quinta-feira (10).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *