Escassez de testes exige que prefeituras restrinjam testes para a Covid-19

Com a escassez do equipamento no mercado, as cidades passaram a testar apenas pacientes com sintomas graves, comorbidades e funcionários da saúde.

Com a alta demanda de testes com nova onda de casos de Covid-19, prefeituras da região tiveram que aplicar restrições. Em São José dos Campos, por exemplo, na última semana a gestão fez 18 mil testagens. Com a escassez do equipamento no mercado, as cidades passaram a testar apenas pacientes com sintomas graves, comorbidades e funcionários da saúde. (Veja abaixo as regras)
As primeiras semanas de janeiro foram marcadas com longas filas em postos de saúde, com longa espera pela testagem. A verificação em massa fez com que a região batesse recorde de pessoas infectadas desde o início da pandemia.
Com a alta demanda, a Associação Brasileira de Medicina Diagnostica (Abramed) alertou que a procura global por mais exames, devido aos surtos da variante ômicron – altamente transmissível –, vinha forçando a capacidade de produção de insumos e reagentes, o que faria diminuir a oferta de testes no mercado.
Em São José dos Campos a prefeitura restringiu a testagem apenas às pessoas com sintomas graves ou que façam parte do grupo de risco, como pacientes com diabetes, hipertensão, doenças respiratórias graves, grávidas, puérperas e profissionais da saúde. Para as doenças, ainda é necessário que o paciente apresente um comprovante recente.
Nas UBS’s, os testes vão ser feitos apenas no período da manhã, das 8h às 12 e dependem da entrega de senha, que é feita a partir das 7h de acordo com a capacidade de atendimento. A carreta que fazia a testagem em massa passa a atender apenas o público com autorização médica.

E Jacareí, a prefeitura desmobilizou uma unidade de atendimento em massa e restringiu o teste a pessoas com sintomas graves. O paciente deve procurar a unidade de apoio Covi-19, que fica a Santa Casa. A testagem segue sendo feita 24 horas por dia.
Em Pindamonhangaba apenas pacientes com sintomas podem fazer a testagem. Antes, pessoas com contato com infectados ou com suspeita da doença, mas assintomático, podiam fazer o teste. Agora, depende de critério médico, de acordo com a gravidade dos sintomas. A testagem acontece no gripário do Pronto Socorro, na UPA Araretama, na UPA Moreira César e no Centro de Tratamento Covid-19 Cidade Nova.

AUMENTO NA PROCURA
A Abbott, responsável por parte dos testes rápidos usados no Brasil, informou que desde a segunda quinzena de dezembro de 2021 houve um aumento na demanda de compra por testes rápidos de antígeno para Covid-19 no país.
Segundo a empresa, as “operações fabris estão trabalhando 24 horas, 7 dias por semana”.
“É importante reforçar que nossos testes são produzidos globalmente, sendo necessário considerar o tempo de envio dos testes ao Brasil, liberação dos produtos por parte das autoridades locais e entrega aos nossos clientes. Somente nesta semana, milhares de testes estão sendo entregues para abastecimento do mercado brasileiro”, completou a Abbott.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *