Aumenta número de casos de acidentes com águas-vivas no Litoral

Cerca de 50 pessoas foram atendidas pelos bombeiros após acidentes envolvendo águas-vivas em todo o Litoral Norte no último fim de semana. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (Gbmar) a maioria tinha ferimentos leves e foi orientada sobre os cuidados. O maior número de turistas faz crescer o volume de ocorrências e os especialistas alertam sobre os cuidados. (Veja abaixo)
De acordo com os especialistas, os casos envolvendo águas-vivas aumentam nesta época do ano pelo maior volume de pessoas no mar, além da temporada de reprodução.
“Essa época temos correntes mais frias que chegam, o que trás essas espécies. Além disso, também é a época da reprodução de algumas espécies, como a Caravela, que é aquela mais colorida que vemos aqui”, afirma a bióloga Amanda Fernandes.
No último fim de semana, entre os dias 15 e 16 de janeiro, os bombeiros atenderam cerca de 50 pessoas com queixas de queimaduras por contato com águas vivas. A maioria tinha queimaduras leves e foram orientadas sobre os cuidados.
De acordo com a prefeitura de Caraguatatuba, foram dez atendimentos de pacientes com queimaduras por contato com o animal. A maior parte dos acidentes foi na Prainha.
As águas-vivas têm a parte de cima semelhante a um sino gelatinoso e, embaixo os tentáculos. São esses tentáculos que causam as queimaduras ao tocar na pele humana.

COMO EVITAR
O mar é o habitat da água viva. O maior fluxo de pessoas, faz com que o encontro com esses animais aumente. De acordo com a especialista, pesquisar sobre as ocorrências com água viva na praia onde está indo e ficar atento enquanto está no mar são as únicas formas de evitar o contato.
A bióloga Amanda explica que caso o banhista cruze com o animal, a recomendação é que se afaste para que a agua viva siga o percurso.
“Quando a gente estiver na água e vermos alguma água-viva se aproximando, devemos se deslocar porque ela vai continuar seguindo o fluxo dela. Ela não tem força pra vencer a corrente marítima, então ela sempre segue a corrente”, explica a bióloga.
Além disso, também é recomendado evitar entrar no mar durante a noite.

O QUE FAZER SE FOR QUEIMADO
Caso não perceba a água viva e seja queimado, a recomendação da bióloga é não usar água doce no local da queimadura.
“Recomendamos que a pessoa nunca jogue água doce, porque isso aumenta a sensação de queimadura. Devemos jogar água salgada e se a dor tiver muito intensa, a recomendação é procurar um médico”, informa Amanda.
Vinagre ou soro fisiológico gelado também devem ser usados para limpar o local da queimadura, pois eles impedem que o veneno do animal siga entrando na pele, o que alivia a dor. Com o aumento dos ataques, os guarda-vidas em todas as praias do litoral tem vinagre à disposição.
(G1 – Vale do Paraíba e Região)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *