Taubaté e Cruzeiro lideram ranking de cidades mais violentas no Vale em 2021

Em Taubaté são 46 homicídios nos onze primeiros meses deste ano, de acordo com dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública. Em todo o ano de 2020, foram 32 registros.

SEGURANÇA
Os números têm preocupado os órgãos de segurança pública, que tem buscado reforçar o combate a criminalidade. A Prefeitura de Taubaté espera firmar nos próximos meses convênio com o Governo do Estado para a criação da Atividade Integrada – similar ao trabalho que é realizado com os Policiais Militares, porém, com atuação dos Policiais Civis em seus horários de folga.
De acordo com a Secretaria de Segurança de Taubaté, até o primeiro semestre de 2022, os agentes da Polícia Civil devem estar atuando na chamada Atividade Integrada. Os policiais deverão auxiliar nas investigações e reforçar as equipes do GOE – Grupo de Operações Especiais.

MOTIVAÇÃO
De acordo com o trabalho investigativo, os principais motivos para essas ocorrências de mortes violentas, são situações ligadas ao tráfico de drogas.

CRUZEIRO
A cidade também segue no topo da lista com mais homicídios registrados no Vale do Paraíba. Nos últimos 11 meses, foram 42 registros desse tipo de crime – um aumento de 13% na comparação com 2020.
No início do mês, em menos de uma semana, seis casos foram registrados na cidade. Com base nos dados da SSP, Cruzeiro já tem o 2021 mais violento dos últimos cinco anos, o que coloca a cidade no segundo lugar no pódio da violência no Vale do Paraíba.
O que assusta no município do Vale Histórico, é a quantidade de mortes por habitante. Para nível de comparação, São José dos Campos, com mais de 730 mil moradores, tem exatamente o mesmo número de homicídios, de acordo com a SSP. Cruzeiro, conta com apenas 80 mil habitantes.
No entanto, de acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública de Cruzeiro, Dr José Antônio de Paiva, a Prefeitura tem colaborado com a reestruturação da segurança pública junto aos demais órgãos, projetando uma queda desses índices no próximo ano.

BALANÇO
Em todo o Vale do Paraíba, no último mês de novembro, foram 25 mortes violentas registradas pela Secretaria de Segurança Pública. Nos últimos 11 meses, foram 305 registros feitos.
No mesmo período de 2020, foram 309 homicídios cometidos nas 39 cidades da região metropolitana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *