Cruzeiro recebe apoio estadual para reforçar frota da Guarda Municipal

Terceira cidade mais violenta da região em 2021, Cruzeiro recebeu na última semana do Governo do Estado um reforço na frota municipal para intensificar o patrulhamento na zona rural e em outros pontos críticos da cidade. Além de melhorias no setor da Segurança Pública, o Município foi contemplado também com dois programas estaduais de capacitação profissional.
Durante entrevista ao programa ‘Atos no Rádio’ na última terça-feira (21), o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), explicou que na última sexta-feira (17) esteve no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde assinou três convênios com a gestão do governador João Doria (PSDB). O primeiro acordo, firmado junto à secretaria estadual de Agricultura, garantiu ao Município a doação de uma viatura, através do programa “AgroSP+Seguro”.
Avaliada em cerca de R$ 180 mil, a caminhonete, modelo S10 da marca Chevrolet, será utilizada pela Guarda Civil Municipal para intensificar o patrulhamento na zona rural. “Essa viatura nos ajudará a reforçar o combate à criminalidade na zona rural, onde recentemente registramos alguns casos de furtos de gado e de objetos de propriedades.
Em breve, receberemos mais dois veículos, através de emenda parlamentar, que também serão incorporados à frota da Guarda Civil Municipal no começo de 2022, possibilitando que a corporação tenha mais condições de auxiliar as demais forças de Segurança”, ressaltou Fonseca.
De acordo com a secretaria de Segurança Pública de Cruzeiro, a Guarda Civil Municipal, que conta com 58 agentes, possui atualmente uma frota composta por cinco veículos, sendo duas camionetes e três carros.
A corporação passa por um momento de reformulação, já que a Prefeitura pretende garantir que parte dos agentes comece a atuar armada a partir do próximo ano. Segundo Fonseca, estão em fase final as tratativas com a PF (Polícia Federal) para que sejam realizados os treinamentos e a consequente autorização para a aquisição do armamento.
A reestruturação da Guarda Civil Municipal é uma das principais apostas do Executivo para tentar conter o aumento de mortes violentas na cidade. Segundo dados da SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado), Cruzeiro contabiliza trinta vítimas de assassinato entre janeiro e outubro deste ano. O montante supera em 25% o registrado no mesmo período de 2020, que foi de 24 casos. O número coloca a cidade como a terceira mais violenta da região, ficando atrás apenas de Taubaté (42) e de São José dos Campos (40).

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Os outros dois convênios assinados por Thales Gabriel em São Paulo, garantem adesão aos programas estaduais “Escolas de Qualificação Profissional” e “Cozinhalimento”. O primeiro projeto atenderá sessenta moradoras de Cruzeiro em 2022, que receberão cursos de capacitação no setor da Beleza, aprendendo procedimentos como maquiagens e tratamento de cabelos, sobrancelhas, cílios e unhas. A expectativa municipal é que através dos ensinamentos as alunas ganhem uma nova profissão e consigam obter renda.
Já o segundo convênio possibilitará no ano que vem a implantação de uma cozinha piloto experimental na cidade, onde serão oferecidos cursos de capacitação profissional, como o de panificação, confeitaria e de produtos diet. Após as aulas, os alimentos serão doados às escolas públicas de Cruzeiro, reforçando a merenda oferecida aos alunos.
O local onde será instalada a cozinha piloto experimental será definido pelo Executivo até o fim deste ano. Assinatura de convênio com apoio do Governo do Estado; Cruzeiro reforça guarda municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *