Aumenta pressão para cidades do Vale cancelarem carnaval em 2022

Até o momento, ao menos 18 cidades do Vale do Paraíba afirmaram que não irão realizar Carnaval na região; tradicionais festas de São Luiz do Paraitinga e São Sebastião foram canceladas

Cerco à folia.

As cidades do Vale do Paraíba que mantêm a festa de carnaval para 2022 estão cada vez mais pressionadas a suspender os festejos, em razão da ameaça de aumento da pandemia do coronavírus no ano que vem.

Na última semana, contrariando as posições negacionistas da cúpula do governo federal, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL), a chefe da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, recomendou que o carnaval não seja realizado em 2022.

O posicionamento foi dado na quarta-feira (8) durante audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, que discutiu a viabilidade do carnaval no próximo ano.

Em apresentação, Rosana explicou que o país está com os índices de vacinação avançados, mas que precisa adotar as medidas de distanciamento e higiene recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o que, segundo ela, seria impossível no carnaval.

Rosana disse que há o risco de se criar um cenário propício para o surgimento de novas variantes. Por isso, segundo a secretária, realizar o carnaval no ano que vem é extremamente arriscado para o país.

“Não podemos nos esquecer que estamos nesse momento ainda em pandemia. O carnaval é uma festa, sim, que nos aglomeramos, que nós estamos juntos. É impossível não ficarmos aglomerados e nós sabemos que mesmo o indivíduo estando com seu esquema vacinal completo, até com dose de reforço, ele pode se contaminar”, afirmou Rosana na Câmara.

FESTA

Entre os principais carnavais da RMVale, apenas Guaratinguetá ainda mantém a festa para 2022.

Todas as demais cidades suspenderam as festividades como precaução diante da pandemia do coronavírus, que ameaça um novo surto de aumento na região com a variante ômicron.

Em Guaratinguetá, o desfile não será competitivo e está agendado para 1º de março, na avenida Presidente Vargas. Seis escolas já foram confirmadas e as ordens de entrada já foram sorteadas.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *