Pesquisadores descartam ataque de tubarão a banhista em Ubatuba-SP

Caso viralizou depois que um parente do banhista relatou que ele teria se ferido com o ataque de um tubarão. Pesquisadores do Instituto Argonauta afirmam que o ferimento não corresponde com a do animal e não há na cidade histórico de tubarão próximo à costa.

O Instituto Argonauta descarta o ataque de um tubarão a um turista em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O caso viralizou depois do relato de um parente do turista, mas pesquisadores apontam que o ferimento não corresponde com o causado pelo animal e que não há histórico de ataques próximo à costa na região.
O turista ficou ferido após se banhar na Praia do Lamberto na quarta-feira (3), por volta das 13h. De acordo com o relato de uma parente do turista, que é francês, o homem nadava no mar quando sentiu uma mordida em seu tornozelo. A publicação acompanhava imagens com o ferimento do homem, que apresentava cortes na parte superior e posterior do tornozelo.
A possibilidade de uma mordida de tubarão fez com que o post viralizasse. Até a publicação da reportagem, a postagem tinha mais de 1,5 mil comentários e cerca de 500 compartilhamentos.
Para os pesquisadores do Instituto Argonauta, que monitora a vida marinha em Ubatuba, o caso não é de ataque de tubarão.
“A característica da mordida da perna não tem qualquer semelhança com mordida de tubarão. É mais provável que seja outro peixe e tudo indica que seja uma moreia. Essa é minha análise e de outros especialistas em tubarões que consultamos”, informou o oceanógrafo Hugo Galo.
O pesquisador ainda reforçou que há pelo menos 30 anos não há registro de ataque de tubarão a banhistas em Ubatuba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *