Encerramento da operação de combate ao fogo no Pico dos Marins

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comunica o encerramento com sucesso da fase operativa da Operação de Combate à Fogo em Cobertura Vegetal na região mineira dos Marinzinho/Pedra Montada.
O incêndio de grandes proporções começou na tarde do dia 06, na cidade de Marmelópolis/MG, na região do Marinzinho. Para fazer frente à situação, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar, iniciou uma Operação para apoiar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais a extinguir as chamas em território mineiro, evitando que atinjam a região de Serra que divide os estados de São Paulo e Minas Gerais.
A Operação Interagências foi composta pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, Comando de Aviação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Fundação Florestal do Estado de SP, ICMBio, RPPN Gigante do Itaguaré, Grupo Escoteiro Amantikir e voluntários da comunidade local. O Posto de Comando da Operação foi instalado na Base Marins onde se concentraram os recursos. A Operação contou com apoio aéreo de 3 helicópteros Águias da PM de São Paulo e uma aeronave de asa fixa do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
Devido às características geográficas e sazonais, foi necessário conjugar ações de combate a pé, realizada pelo efetivo da Operação, com o combate aéreo realizado pelas aeronaves.
As ações de combate se mantiveram ininterruptas, inclusive no período noturno, visando evitar a progressão das chamas para a região dos Marins.
A Operação conseguiu alcançar o objetivo de extinguir as chamas ainda em território mineiro, preservar o meio ambiente da Serra dos Marins e, por fim, devolver a região à condição de normalidade.
No total, a Operação empregou mais de 230 pessoas no combate terrestre e as aeronaves fizeram 195 vôos de lançamento, totalizando um volume de 105.000 litros de água.
No dia 09, o último sobrevoo do dia constatou que a área total atingida foi de aproximadamente 134 hectares (equivalentes a 335 campos de futebol) além de confirmar que toda a região está em segurança. Assim, foi iniciada a fase de monitoramento da Operação, que será desenvolvida por equipes de bombeiros militares de Minas Gerais, durante as próximas 48 horas, para atuar em casos de reignição de focos de fogo.
O sucesso da operação só foi possível graças a uma ação integrada de todos os órgãos públicos, escoteiros e pessoas da comunidade que se uniram com o objetivo único de preservar o meio ambiente e construir uma sociedade responsável e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *