Após onda de calor, frente fria chega ao Vale do Paraíba e deve causar chuva

De acordo com os meteorologistas, as temperaturas máximas devem cair cerca de 10°C na maior parte das cidades e há chance de chuva. Apesar disso, não é esperado frio.

Após uma semana de calor e tempo seco, uma frente fria vinda do sul do país reduz as temperaturas no Vale do Paraíba e região a partir desta sexta-feira (27). De acordo com os meteorologistas, as temperaturas máximas devem cair cerca de 10°C na maior parte das cidades e há chance de chuva.

Uma frente fria que se formou entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai rompeu com a massa de ar seco e quente que estava em parte do país. A previsão é de que as temperaturas sigam em baixa até a próxima terça-feira (31).

Com isso, as máximas devem cair até 10°C. Em Taubaté, por exemplo, na quinta-feira (26) houve calor intenso e os termômetros chegaram aos 34°C, a mesma marca do dia mais quente do ano na cidade, registrado em agosto. Já nesta sexta a previsão é de que as máximas não superem os 24°C.

Apesar da queda, como as temperaturas estavam altas, não há expectativa de frio intenso na região do Vale do Paraíba. A massa de ar frio que chega, apenas freia a subida nas temperaturas, característica da temporada de transição da estação. O inverno se encerra no próximo dia 22.

A expectativa é de que a condição do tempo traga chuva para a região, depois de dias de estiagem. E, com isso, aumente a umidade relativa do ar que esteve a casa dos 15% ao longo da semana – o volume considerado bom para a saúde é de 50%.

Apesar disso, segundo os meteorologistas, na maior parte das cidades não há previsão de volume alto, mas de pancadas isoladas.

A mudança no tempo era esperada pelas equipes que atuam na contenção do incêndio em uma área de mata em Campos do Jordão. O fogo começou no domingo (22) e segue há cinco dias. De acordo com os bombeiros, o tempo seco e as altas temperaturas aumentam as chances de que o fogo se alastre. Nesta sexta-feira equipes dos bombeiros, defesa civil e voluntários seguem no local.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *