Queimadas na região são motivo de alerta

Nos últimos meses, as queimadas no Vale do Paraíba têm sido constantes, e a crescente taxa tem sido sinal de alarde para secretaria de meio-ambiente.

Nos últimos meses a nossa região tem sofrido com bastantes queimadas. A RC Vale, como forma de conscientizar a população sobre o assunto, entrou em contato com Olívia Costa, secretária de Meio-Ambiente de Cruzeiro/SP.

Em primeira instância, Olívia conta sobre o período de iniciação das queimadas neste ano. Onde o que mais chama atenção, é a época um pouco mais precoce do que de costume.

“As queimadas esse ano começaram um pouco mais cedo. Geralmente, elas começam depois do dia 15 de maio, mas este ano, elas começaram no dia 15 de abril. Estamos vivendo o maior período de seca dos últimos 40 anos na região, então a incidência de queimadas têm sido bem alta.” – Olívia Costa sobre a taxa crescente de queimadas na região.

A situação é alarmante, levando em consideração a frequência cada vez maior de queimadas, e por isso será necessária uma ação em peso como forma de deter quem pratica essas queimadas.

“A nossa ideia é montar algumas bases de combate ao fogo em alguns bairros rurais. A ideia é que essas áreas possam ter um atendimento mais rápido. E como complemento à isso, o pessoal da nossa secretaria, a nossa brigada de funcionários, ficar na área de sobreavisos. E a partir daí, com a incidência de ocorrências, a equipe se desloca para ajudar no primeiro combate.” – Olívia Costa sobre o plano de apoio como forma de combate as queimadas.

Segunda a secretária de meio-ambiente de Cruzeiro, uma das principais causas de queimadas, principalmente entre os meses de junho à agosto, são as práticas de balonismo.

O balonismo é considerado um crime ambiental, e também deve ser denunciado, como explicado por Olívia. Por isso, ela esclarece sobre as formas de denúncia para estes tipos de crime aqui na região.

“As pessoas para denunciar, devem entrar em contato com o canal da secretaria, (012) 93500-0790 [Whatsapp da secretaria de meio-ambiente de Cruzeiro]. Aí vocês podem mandar vídeos e fotos, e se possível, a localização da ocorrência.” – Olívia Costa sobre como denunciar crimes ambientais da região.

A proteção ao meio-ambiente é de suma importância, e ajuda com a saúde de nós mesmos. Por isso, fique alerta e denuncie casos de queimadas, balonismo, poluição de áreas ambientais e afins. Assim, você como cidadão estará colaborando para um meio-ambiente saudável, e para um vida melhor.

Fonte: RC Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *