Casos em Lavrinhas e Piquete elevam para 14 contaminações pela variante Delta na RMVale

A atenção entre as secretarias de Saúde cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) segue com novos casos de contaminação pela variante Delta do novo coronavírus. Nesta semana, mais dois casos em Piquete e Lavrinhas.

Inserido no grupo das cidades que anunciaram contaminações, Piquete confirmou, na última terça-feira (17) que o caso é de um paciente de 85 anos, já imunizado com duas doses. Com a variante Gama sendo a alteração do vírus predominante no Brasil, o aumento da Delta já preocupa autoridades.

Segundo a secretaria de Saúde do Município, o idoso realizou o tratamento domiciliar com o acompanhamento da equipe municipal de saúde. A família do paciente manteve isolamento social durante 14 dias.

O paciente afirmou que começou a sentir os sintomas leves e passa bem. Com alta médica ele e sua família já retomaram à rotina.

Nesta quinta-feira (19), Lavrinhas registrou um novo caso da Delta na região. De acordo com a Saúde local, o paciente, que tem trinta, também já havia sido vacinado e adoeceu em julho, apresentando sintomas leves e cumpriu apenas o isolamento durante o período de infecção.

A confirmação da Delta veio após análise de sequenciamento genético no Instituto Adolfo Lutz.

A Saúde vai rastrear a família do contaminado para saber se há outros casos na cidade.

Com o caso de Lavrinhas, sobe para 14 o número de confirmações da variante, considerada de alto risco, pela agilidade de propagação da Delta, que atingiu nesta semana, de acordo com o Ministério da Saúde, uma alta de 84% dos diagnósticos positivos para a cepa. A variante, identificada originalmente na Índia, é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como mais transmissível.

Região – Atualmente há dez municípios que anunciaram casos de variantes, ambos com pacientes com alta. A cepa já apareceu em Cruzeiro (2), Guaratinguetá (2), Roseira (2), São José dos Campos (2), Caraguatatuba (1), Lavrinhas (1), Piquete (1), Potim (1), Pindamonhangaba (1) e Ubatuba (1).

Fonte: Jornal Atos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *