Região leste se consolida como a recordista de homicídios em São José, aponta SSP

Bairros da zona leste têm mais vítimas assassinadas do que os da zona sul, que segue na liderança de crimes como roubos, roubo de veículos e furtos

A região lestre de São José dos Campos se consolida como a recordista de homicídios na cidade, com 10 vítimas de homicídio doloso (com intenção) no primeiro semestre de 2021 contra três, na região sul.

No ano passado, no mesmo período, a estatística era invertida: zona sul com oito homicídios e a leste com seis. Neste ano, a região norte também ultrapassou a sul com quatro vítimas de homicídio no primeiro semestre.

Ambas as região mais violentas –leste e norte– também foram àquelas com aumento na quantidade de vítimas de homicídio de um ano para o outro.

Na zona leste, os assassinatos passaram de seis para 10, crescimento de 67%. Na norte, foram de três para quatro, alta de 33%. Já na zona sul, o inverso: queda de 63% no total de vítimas de homicídio, oito ante três.

Os dados da região leste levam em conta os crimes registrados oficialmente no 5º e 6º Distrito Policial da cidade, computados pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública). Na zona sul, entram os dados do 3º e 7º DP. Na norte, do 4º DP.

CRIMES

Considerando outros crimes, contudo, a região sul segue na liderança da cidade, com 304 registros de roubos (208 na zona leste), 70 roubo de veículos (48 na leste) e 156 furtos de veículo (132 na leste).https://b1a58a881d7d6b90af5a032ec1cec694.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html?n=0

Na atividade policial a zona sul também se destaca: 30 armas apreendidas (contra 11 na leste) e 141 prisões efetuadas (92 na leste). Perde apenas em ocorrências de tráfico de drogas: 89 na leste contra 86 na sul.

As duas regiões são as mais populosas da cidade e, por isso, detêm a maior parte dos indicadores criminais. Juntas, as zonas sul e leste têm 65% das vítimas de homicídio da cidade no primeiro semestre: 13 de um total de 20. O roubo de veículos chega a 84% nas duas regiões e o furto de veículo, a 74%.

OUTRO LADO

Delegado seccional de São José dos Campos, José Henrique de Paula Ramos acredita que um dos principais motivos para a queda dos indicadores de criminalidade na cidade é o trabalho conjunto feito pelas forças públicas de segurança.

Ele também ressalta a importância do serviço social feito pela prefeitura e outras esferas de governo, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

No primeiro semestre de 2021, São José registra a prisão de 768 pessoas, o mais baixo número para o mesmo período de toda a série histórica da SSP (Secretaria de Segurança Pública), que começa em 2001. Mesmo assim, os indicadores criminais estão em queda.

“Indicadores criminais em patamares razoáveis se devem, na minha avaliação, a dois fatores. Primeiro que São José é uma das cidades mais desenvolvidas de São Paulo e até do país, reconhecida como um dos melhores lugares para se viver. Essas condições sociais propiciam um modo de viver que favorece a redução da criminalidade”, afirmou o delegado.

Que completou: “Em segundo lugar, a cidade tem uma Guarda Civil Municipal bastante efetiva, uma Polícia Militar muito atuante e um corpo de investigação que trabalha muito bem. A união dessas forças de segurança inibe a criminalidade”.

Por fim, José Henrique lembrou que a criminalidade é plurifatorial, mas destacou que questões sociais favorecem para melhorar essa questão.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *