Abertura do Comércio sem Restrições em Cruzeiro

Anderson Babboni e Breno Santiago comentam sobre o funcionamento do comercio sem restrição

Na última terça-feira (17) deste mês, foi decretado em Cruzeiro, a funcionamento do comércio, sem restrições de capacidade e horário. Apesar desta grande conquista, a recomendação ainda segue com o uso de mascarás e o distanciamento para evitar aglomerações.

A RC Vale entrou em contato com o Presidente do Sindicato do Comércio de Cruzeiro, Anderson Babboni, e também com o Presidente da CDL, Breno Santiago. Os assuntos em pauta giram em torno da expectativas desse retorno completo do comércio, os prejuízos causados devido aos quase um ano e meio de protocolos de segurança no mercado, e também falam sobre o futuro a se seguir daqui em diante.

Em primeiro momento, a entrevista realizada com Breno Santiago, Presidente da CDL, o convidado é pautado sobre os prejuízos causados ao comércio durante a pandemia.

“O setor mais agredido e que mais sentiu a pandemia foi o comércio. […] Sobre o fechamento do comércio, quem pagou o preço foram os comerciantes e os empresários. […] Essa foi uma carga muito grande, e mesmo com ajuda do governo federal, e pouca ajuda do governo estadual, acreditamos que quem suportou e passou por esse período irá recuperar o que perdeu.” – Breno Santiago sobre a perspectiva de setor mais afetado no mercado.

Fato é que todo esse tempo perdido não volta mais, alguns prejuízos foram muito cruéis para o mercado, e especialmente para o comércio como citado pelo Presidente da CDL. Mas pensando no futuro, e também nessa reabertura de comércio do forma integral, Breno comenta que existem formas de se recuperar alguns dos prejuízos causados pelo lockdown gerado durante a pandemia.

“O que foi perdido não volta, mas com geração de empregos, vendas voltando ao normal, tudo tende a melhorar. Essa é a perspectiva de todo comerciante. ” – Expectativas de Breno Santiago quanto ao futuro do comércio.

Após a entrevista com Breno Santiago, a RC Vale buscou por uma visão um pouco mais interna do comércio para falar sobre futuro. O entrevistado na sequencia foi Anderson Babboni, Presidente do Sindicato do Comércio de Cruzeiro.

“Na prática, essa autorização para o comércio funcionar 24h sem restrições, pouco muda, pelo menos aqui nas cidades do interior. […] O que mudou foi com relação as adegas, a vida noturna, mas que de uma maneira geral, já acontecia. ” – Anderson Babboni sobre o funcionamento total do comércio.

A fala do Presidente do Sindicato do Comércio é verdadeira, principalmente nas cidades menores, o conceito de lockdown foi muito menos impactante, já que as restrições de comércio foram muito menos violentas quando comparadas aos grandes centros do país.

“O que nós temos que fazer agora, é juntar os cacos desse um ano e meio, e do que sobrou da economia e das empresas. ” – Leonardo Babbonsobre o futuro.

Por fim, tanto Anderson Babboni, quanto Breno Santiago, comentam em suas entrevistas sobre a imensa quantidade de perdas quanto a empresas, comércios e derivados. Para restituição de tantas perdas será necessário tempo e esforço, mas é um caminho a ser percorrido.

Para acompanhar na íntegra a reportagem completa com Presidente do Sindicato do Comércio de Cruzeiro, Anderson Babboni, e com o Presidente da CDL, Breno Santiago, acesse o link clicando aqui.

Fonte: RC Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *