Volta às aulas: diretores de escolas de Cruzeiro/SP falam em entrevista sobre o assunto

Diretores de creches, escolas municipais e estaduais foram entrevistados para falar sobre o retorno das aulas no dia 2 de agosto.

As aulas presenciais retornaram no dia 2 de agosto deste mês, depois de cerca de um ano e cinco meses paralisadas pela pandemia de Covid-19. E devido a este momento que pode ser considerado até mesmo um marco histórico para o país, a RC Vale entrou em contato e entrevistou diretores de algumas escolas municipais, e também estaduais de Cruzeiro/SP para falar sobre o assunto.

A princípio buscamos contato com a senhora Eguimara, diretora da creche Dom Bosco para receber informações sobre a menor das faixas etárias de ensino, a educação infantil.

Em entrevista no dia 12 de agosto, o primeiro ponto de destaque foi sobre o retorno na primeira segunda-feira (2) do mês. “A princípio foi um misto de expectativa muito grande pela retomada, pois esta era uma necessidade tanto das famílias, quanto dos profissionais.” – Afirma Diretora Eguimara.

A fala da diretora que remete diretamente a todo o nervosismo e ansiedade criadas pelo contexto da pandemia. Afinal, quando se tratam de fatores psicológicos, principalmente na área da educação, há uma enorme dificuldade para famílias lidarem com a falta de socialização do ambiente escolar para suas crianças. Enquanto para profissionais da área, como professores, coordenadores, inspetores e afins, a forma de lidar com o ensino das crianças na educação infantil sem o contato e devidas medidas de ensino tradicionais, tornam-se uma lição extremamente complexa pela falta de preparo, já que ninguém no mundo estava preparado para tal situação repentina.

Ao pensar nisso, a maior das expectativas segundo a diretora da creche, era justamente sobre como seria lidar com os novos protocolos de segurança da pandemia, e também como as crianças haviam se desenvolvido neste período caótico.

“No início tínhamos muito medo, mas graças a Deus estamos na segunda semana com aulas, e não tivemos nenhum caso e nenhum problema grave. Isso nos dá certa tranquilidade ao exercer nosso trabalho” – Diretora Eguimara sobre as primeiras duas semanas de aulas presenciais na creche Dom Bosco.

Além disso, senhora Eguimara também falou sobre outros assuntos pertinentes ao retorno das aulas, como os protocolos estabelecidos pela SEMEC; dificuldades enfrentadas internamente nesses primeiros dias de aula; e outros. Então para saber mais sobre a entrevista com a diretora da creche Dom Bosco, senhora Eguimara, clique aqui para acessar reportagem na íntegra.

Além da entrevista na creche Dom Bosco, também foram entrevistados os diretores das escolas Estaduais de ensino fundamental PEB II, e ensino médio, Virgílio Antunes, e Oswaldo Cruz. Para acessa-las na íntegra, clique nos links abaixo.

Reportagem Virgílio Antunes

Reportagem Oswaldo Cruz

Fonte: RC Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *