Guaratinguetá confirma segunda infecção pela variante delta; região tem 12 casos da mutação

Variante é a mais transmissível do coronavírus.

Guaratinguetá confirmou nesta quinta-feira (12) mais um caso de infecção pela variante delta do coronavírus, que é a mais transmissível. Com isso, a cidade passa a ter dois registros e a região contabiliza 12 casos.

Segundo a prefeitura, o novo caso foi registrado em uma profissional autônoma, de 28 anos, não vacinada. O marido dela também testou positivo para a doença. Ele teve o resultado confirmado por teste rápido na rede particular e não fez um exame mais detalhado para identificar a variante. Os dois filhos deles não foram testados.

O casal teve sintomas leves da Covid-19, cumpriu o isolamento de 14 dias em casa e passa bem.

Balanço região

Os primeiros casos de pacientes com a variante Delta que foram diagnosticados no Vale são de Pindamonhangaba e Guaratinguetá, registrados no dia 15 de julho pelas prefeituras. Na ocasião, foi confirmado um caso da doença em cada cidade.

Neste sábado (7), Ubatuba confirmou seu primeiro caso da variante deltaNa sexta-feira (6), São José dos Campos confirmou os primeiros dois casos de infecção na cidade e Cruzeiro também identificou dois casos da variante.

Já na quinta-feira (5), Potim e Caraguatatuba divulgaram seus primeiros registros da doença, com um caso de variante delta em cada cidade.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

No sábado, Roseira confirmou dois casos de infecção pela variante.

Balanço dos casos de variante delta confirmados no Vale e região

CidadeNúmero de casos
Roseira2
São José dos Campos2
Cruzeiro2
Caraguatatuba1
Guaratinguetá2
Pindamonhangaba1
Potim1
Ubatuba1

Fonte: Prefeituras

Mapeamento

Por causa da circulação das variantes na região, Aparecida é a primeira cidade a receber o laboratório de análises e sequenciamento itinerante do Instituto Butantan. O equipamento chegou nesta sexta-feira (6) e vai ficar na cidade por uma semana para aplicação de testes e saber quantos casos de variantes e quais circulam no município.

A escolha é pela proximidade rodoviária com o Rio de Janeiro, que tem registrado alta de casos da variante Delta. Além do alto movimento de turistas, com o Santuário Nacional.

Riscos da variante

A mutação delta se espalha muito mais rápido, tem maior probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nas pessoas não vacinadas em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas.

Por isso, a variante delta do coronavírus se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia de Covid-19, mesmo entre países com ritmo avançado de vacinação.

No Reino Unido, por exemplo, a delta já causa mais de 90% dos novos casos. No Brasil já são mais de 200 infectados e 20 mortes pela variante.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *