Cruzeiro confirma dois casos da variante delta da Covid-19

Com novos registros, região chega a seis casos oficiais identificados da mutação mais transmissível do coronavírus.

Cruzeiro confirmou dois casos da variante delta da Covid nesta sexta-feira (6). Com novos registros, região chega a seis casos oficiais identificados da mutação mais transmissível do coronavírus – os registros anteriores foram em Guaratinguetá, Pindamonhangaba e também em Caraguatatuba e Potim.

De acordo com a prefeitura de Cruzeiro, os pacientes são dois homens, de 20 e 34 anos. Eles tiveram a doença em julho de 2021. As amostras dos pacientes foram encaminhadas para São Paulo para o sequenciamento, que descobriu que se tratava da variante Delta.

A prefeitura informou que os dois fizeram o isolamento social para evitar o contágio e que estão recuperados. A gestão não disse se faz o mapeamento de quem teve contato com as duas pessoas infectadas.

Outros casos

Essa é a terceira cidade na região do fundo do Vale. O primeiro caso foi em Guaratunguetá, seguida por Potim e agora Cruzeiro.

Em Guaratinguetá a paciente foi uma mulher de 30 anos, que se recuperou da doença. Em Potim o caso foi registrado em um homem de 46 anos.

Além desses casos, a primeira confirmação na região, que aconteceu em Pindamonhangaba, é de um homem morador da cidade, mas que trabalha em Aparecida, vizinha das cidades onde foram registrados os casos. Ele é guarda municipal.

O outro caso foi registrado no Litoral Norte, em Caraguatatuba.

Mapeamento

Por causa da circulação das variantes na região, Aparecida é a primeira cidade a recebee o laboratório de análises e sequenciamento itinerante do Instituto Butantan. O equipamento chega nesta sexta-feira (6) e vai ficar na cidade por uma semana para aplicação de testes e saber quantos casos de variantes e quais circulam no município.

A escolha é pela proximidade rodoviária com o Rio de Janeiro, que tem registrado alta de casos da variante Delta. Além do alto movimento de turistas, com o Santuário Nacional.

Riscos da variante

A mutação delta se espalha muito mais rápido, tem maior probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nas pessoas não vacinadas em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas.

Por isso, a variante delta do coronavírus se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia de Covid-19, mesmo entre países com ritmo avançado de vacinação.

No Reino Unido, por exemplo, a delta já causa mais de 90% dos novos casos. No Brasil já são mais de 200 infectados e 20 mortes pela variante.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *