‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’, diz Bolsonaro

Bolsonaro não explicou o que ele considera uma eleição “limpa”, mas ele tem defendido uma mudança no sistema de votação brasileiro para permitir a impressão do voto

Em mais um ataque sem provas ao sistema eleitoral brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que não haverá eleição no ano que vem se a disputa não for “limpa”. Bolsonaro não explicou o que ele considera uma eleição “limpa”, mas ele tem defendido uma mudança no sistema de votação brasileiro para permitir a impressão do voto, apesar de nunca ter apresentado nenhuma prova de fraude no modelo atual.
“Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”, afirmou Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.
Em desvantagem nas pesquisas eleitorais, o presidente tem feito nos últimos diversas ameaças de não aceitar o resultado das eleições caso a proposta de voto impresso não seja aprovada. Na quarta-feira, por exemplo, em entrevista à rádio Guaíba, Bolsonaro disse que “pode” não aceitar o resultado da eleição caso não haja voto impresso.
“Algum lado pode não aceitar o resultado. Esse algum lado, obviamente, é o nosso lado. Pode não aceitar esse resultado”.
Na semana passada, em transmissão em redes sociais, o presidente já havia dito que passará a faixa presidencial para qualquer um que seja eleito, desde que essa pessoa vença “de forma limpa, sem fraude”. Logo depois, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder das pesquisas, só será eleito se houver fraude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *