PRF apreende carrega com carga do Paraguai na via Dutra em Lavrinhas

Na manhã da quinta, 3, por volta das 09h15, PRF’s fiscalizavam no KM18 da Rodovia Presidente Dutra, no município de Lavrinhas, quando deram sinal de parada a uma carreta que seguia sentido RJ.
No momento da abordagem o condutor foi submetido a uma fiscalização de trânsito, onde entre outros documentos foram solicitadas as notas fiscais da carga, um material classificado como pré-forma plástica.
Foram apresentados pelo condutor notas fiscais no valor de R$195.488,99. Verificou-se ainda que nos documentos apresentados estavam anotados que a carga havia sido carregada em Gaspar/SC e tinha como destino a cidade de Casimiro de Abreu/RJ.
Em vistoria a mercadoria transportada, foi observado que as caixas “paletizadas”, num total de 60, tinham etiquetas de origem Paraguaia.
Questionado, o condutor admitiu que havia feito o carregamento em Foz do Iguaçu/PR.
Declarou ainda que havia feito o carregamento na madrugada do dia 02/06/21, e que após o carregamento, seguiu viagem rumo ao Rio de Janeiro/RJ.
Sobre as divergências entre o carregamento e documentos fiscais o motorista alegou desconhecer, e questionado se o produto havia sido importado legalmente/nacionalizado, disse que não sabia informar, bem como não apresentou nenhum documento que comprove a introdução legal da carga em território brasileiro.
Diante da desclassificação dos documentos fiscais e falta de comprovação fiscal de importação, o motorista recebeu voz de prisão pelos crimes Descaminho e Uso de Documento Falso.
Foi encaminhado para a Polícia Federal de Cruzeiro, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência para apuração naquela instância.
Os veículos ficaram retidos na base PRF e os documentos fiscais apreendidos pela autoridade policial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *