Com mais de mil mortes, maio é o mês mais letal da Covid-19 no Vale do Paraíba

Região bate o recorde de mortes pelo quinto mês seguido, segundo dados das prefeituras.

Com 1.003 mortes, maio é o mês mais letal da Covid-19 no Vale do Paraíba. Pela primeira vez, a região ultrapassa a marca de mil mortes pela doença em um só mês e segue com o recorde de óbitos pela doença pelo quinto mês seguido. Com o número, a região soma 5,2 mil óbitos.
De janeiro a março a região saltou de 470 mortes para 653. A curva crescente de óbitos, no entanto, não desceu, e seguiu acelerada nos meses seguintes.
Em abril, a região já havia superado as mortes de 2020 e aumentado o número em 40%, quando fechou o mês com 954 novas mortes. Mas a letalidade seguiu crescendo e chegou na segunda-feira (31) ao seu pior índice, com 1.003 novas vítimas no mês.
A região soma 5,2 mil vítimas fatais da Covid-19. O maior número de óbitos registrado em São José dos Campos, com 1.496. Seguida por Taubaté com 623.
Nem mesmo as cidades com menos de 10 mil habitantes, que antes se mantinham isoladas do vírus, foram poupadas. Municípios como Areias, Arapeí, Canas, Areias, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato e Natividade da Serra tem registro de óbitos.

RESTRIÇÕES
No mesmo dia em que a região bateu recorde de óbitos, São José dos Campos e Jacareí anunciaram medidas de restrição. Nas duas cidades, regras valem de 3 a 6 de junho.
Em São José dos Campos, durante todo o feriado, todos os comércios com mais de 250 metros quadrados de área de loja devem ficar fechados. Estão incluídos supermercados, hipermercados, lojas de material de construção e lojas de departamento.
Demais comércios, shoppings, bares e restaurantes podem funcionar, mas das 8h até às 13h. Celebrações religiosas também estão restritas entre os dias 4 e 6 de junho.
Em Jacareí o comércio e serviços em geral podem funcionar, mas apenas das 8h até às 13h, e com capacidade máxima de 40%. A cidade ainda vai ter toque de recolher até às 21h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *