Após casos confirmados de Covid-19, Embraer faz teste em massa em São José dos Campos

Empresa diz que quatro funcionários do mesmo setor testaram positivo para Covid-19. Sindicato alega que número é maior e que pediu reunião com a empresa. Prefeitura acompanha o caso.

Após quatro funcionários do mesmo setor testarem positivo para Covid-19 a Embraer de São José dos Campos adotou teste em massa. A informação é da empresa. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários seriam do setor F220, que atuam no acabamento das aeronaves.
De acordo com a empresa, os quatro funcionários são da mesma equipe e testaram positivo nesta semana. A Embraer informou que os colaboradores foram afastados e passou a testar em massa os funcionários da planta.
O Sindicato dos Metalúrgicos informou que soube dos casos no dia 17 de maio, quando enviou um requerimento à empresa pedindo que os funcionários do setor F220 fossem colocados em férias coletivas e todos os demais testados.
A entidade alega que, apesar dos números divulgados, o volume de casos seria maior. De acordo com o sindicato, teriam sido registrados 24 casos confirmados, todos na última semana. A maior parte dos casos seria no F220, que a entidade alega ter 13 casos. No F110, que faz componentes de avião, teriam sete infectados. E no F30, quatro casos.
O sindicato informou que pediu uma reunião com a empresa que deve acontecer nesta segunda-feira (24) para discutir medidas de segurança. A entidade afirma que os casos teriam aumentado com a ampliação da capacidade de pessoas nos ambientes.
Em nota, a Embraer negou o número maior de registros, mas informou que o número de registros local segue o da sociedade em geral. “A quantidade de colaboradores que testaram positivo no ano foi proporcionalmente similar ao que ocorre na sociedade em geral, demonstrando que não há indício de proliferação dentro das instalações da Empresa”.
Afirmou ainda que cumpre o distanciamento social, além do exigido pelas autoridades, e que “tem um rigoroso protocolo de proteção aos colaboradores implantado desde o início da pandemia”. A empresa também informou que a testagem em massa faz parte de seu protocolo.
Sobre os funcionários com casos confirmados, disse que eles apresentam sintomas leves, seguem em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela empresa.
A reportagem procurou a Vigilância Sanitária de São José dos Campos para saber se acompanhavam os casos de infecção na planta. Em nota, a prefeitura de São José dos Campos informou que entrou em contato com a empresa para as devidas orientações e providências após a confirmação dos casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *