Médicos registram boletins de ocorrência após carteirinha apontar que teriam recebido mais de 2 doses de vacinas contra Covid

Profissionais que atuam em São José dos Campos (SP) afirmam que carteirinha virtual mostra doses extras de imunizantes que eles não teriam recebido. Todas as aplicações constam como feitas em unidades de saúde, mas eles receberam vacina em hospitais.

Três médicos de São José dos Campos (SP) registraram boletins de ocorrência após acessar o certificado de vacinação contra Covid e perceber que o sistema apontava que eles teriam tomado doses a mais. Em um dos casos, uma médica teria recebido três doses de imunizantes diferentes. A Polícia Civil investiga o caso.
Os profissionais contam que foram imunizados nos hospitais em que atendem, na leva dos profissionais de saúde da linha de frente.
Os boletins de ocorrência foram feitos entre os dias 22 e 28 de abril em delegacias da cidade. De acordo com as vítimas, elas tentaram baixar o certificado de vacinação no aplicativo do Ministério da Saúde quando perceberam que o aplicativo mostrava doses extras da vacina.
De acordo com a Polícia Civil, são três boletins de ocorrência abertos para apurar o crime de peculato. Os médicos devem prestar depoimento ainda esta semana.
Além da dose que tinham tomado, apareceram imunizações feitas em datas diferentes em unidades de saúde da cidade, todas próximas das casas dos médicos.
Uma das médicas trabalha em hospital da rede privada da cidade. Ela contou que em seu certificado constam três aplicações diferentes. A que de fato fez, a primeira dose de Coronavac em 20 de janeiro e a segunda dose em 12 de fevereiro.
Mas de forma incorreta foram acrescentadas no sistema doses de CoronaVac aplicadas nos dias 22 de janeiro e 16 de fevereiro. Além de uma dose de Covishield, da Fiocruz, em 22 de janeiro. Todas as doses foram aplicadas na UBS Centro II, de São José, próximo à casa da médica.
“Eu fui baixar o meu atestado de vacina e me deparei com isso. Quando tomei a vacina eu assinei um termo. Se a prefeitura está dizendo que fomos vacinados com doses em UBS, quero que mostrem o termo e provem que, de fato, recebemos essas doses a mais. Não faz sentido nenhum o que está acontecendo”, contou.
Um outro médico que atua no hospital municipal de São José dos Campos disse que também foi surpreendido ao acessar seu atestado de vacinação. No documento do Ministério da Saúde, ele constava como tendo sido imunizado com as duas doses de Coronavac oficiais, mas outras duas doses que foram aplicadas no mesmo dia na Unidade Básica de Saúde do bairro Tatetuba.
“Não é um erro de cadastro. Eu não sei o que houve, mas fiz o boletim de ocorrência e acionei o Ministério Público para que seja apurado o que houve”, disse à reportagem.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO DA SAÚDE E A PREFEITURA
A reportagem acionou o Ministério da Saúde explicou que o sistema emite o certificado de vacinação com base nos dados que são fornecidos pelas prefeituras.
A Prefeitura de São José dos Campos foi procurada pela reportagem e informou que a administração vai colaborar com a investigação na esfera policial.
O hospital ViValle, onde trabalha uma das médicas informou que não foi notificado sobre o assunto e ressaltou que “realiza a imunização de seus colaboradores contra a Covid-19 seguindo todas as orientações dos órgãos responsáveis. O ViValle confirma ainda que, o registro das doses ofertadas foi feito no sistema oferecido pelo governo municipal, contendo as informações solicitadas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *