Polícia recupera mais de 140 vacas e bois furtados na zona rural de Caçapava

Gado foi encontrado em uma fazenda em Caçapava. Polícia identificou dois fazendeiros vítimas dos criminosos. Ninguém foi preso.

A Polícia Civil recuperou 144 vacas e bois furtados na zona rural de Caçapava. O flagrante aconteceu na manhã da terça-feira (27), quando equipes foram até uma fazenda investigar a irregularidade. Apesar de ninguém ter sido preso, duas vítimas dos crimes já foram identificadas.
Segundo a Polícia Civil, os animais estavam em uma fazenda no Jardim Marambaia, bairro da zona rural da cidade.
A suspeita é que um grupo de criminosos tenha roubado os animais em várias cidades do Vale do Paraíba e até mesmo em Minas Gerais. Um morador de Caçapava teria comprado o gado dos criminosos. Os animais foram apreendidos pela polícia.
Os investigadores agora trabalham para identificar as vítimas dos crimes. Um fazendeiro de Caçapava e outro de Taubaté já foram identificados como dono dos animais e devem recuperar o gado. Os animais devem passar por perícia para identificar possíveis marcas que levem aos verdadeiros donos.
O caso segue sendo investigado, mas até o momento os criminosos que furtaram os animais e o comprador do gado ainda não foram encontrados. Não foi informado por quais crimes cada um deve responder.

VÍTIMA RELATA A AÇÃO DOS CRIMINOSOS
A Polícia acredita que os criminosos tenham cometido vários crimes da mesma forma no Vale do Paraíba e em Minas Gerais. Uma das vítimas de 61 anos e dona de um sítio em Redenção da Serra, não quis se identificar, mas relatou como foi a ação dos criminosos. Ele foi roubado na segunda-feira (26) e foi feito refém pelo grupo durante o crime.
“Eu estava voltando com a minha irmã pro sítio quando dois homens abordaram a gente. Além dos dois tinha mais alguns criminosos em um caminhão, mas não consegui ver quantos eram porque cobriram a minha cabeça e me agrediram”, relembra o Vandir.
Depois de rendidos, as vítimas foram levadas para o terreno do imóvel onde permaneceram sendo agredidas e ameaçadas pelos criminosos. O grupo levou 21 animais do sítio do homem. “Eu e minha irmã precisamos levar ponto na cabeça por conta das agressões, mas agora já estou bem”, afirmou.
Segundo Vandir, somente entre março e abril, outros quatro vizinhos foram alvo de roubos de gado. “A gente fica nessa situação de insegurança, eu não posso mais ficar no meu sítio sozinho. Meu vizinho já foi roubado e achou melhor vender o gado que restou abaixo do preço pra se livrar logo”.
Nesta quarta-feira (28), Vandir foi até São José dos Campos para reconhecer o gado que foi apreendido.
A Polícia informou que já está investigando os possíveis roubos cometidos pelo grupo, mas ainda não se sabe quantas vítimas foram feitas na região. Ninguém havia sido preso até a publicação da reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *