Após mais de 40 dias fechado, comércio é reaberto na região

Após mais de 40 dias fechado, o comércio voltou a abrir no domingo (18). A reabertura foi decidida pelo governo estadual, que classificou o estado em fase de transição do Plano São Paulo, permitindo o retorno da atividade comercial.
O comércio foi fechado no dia 6 de março com a classificação de fase vermelha e seguiu assim com o anúncio da fase emergencial, com regras ainda mais restritas. Na região do Vale, as cidades em geral cumpriam a determinação estadual.
Em Taubaté e São José dos Campos as associações comerciais se manifestaram em cartas pedindo aos prefeitos a reabertura. Os comerciantes também se juntaram em protestos.
No Litoral Norte houve queda de braço com o judiciário. Mesmo com cidades como São Sebastião anunciado colapso e falta de medicamento, a região decidiu flexibilizar o decreto restritivo e permitir a reabertura.
São Sebastião liberou o funcionamento de restaurantes, academias e marinas na cidade. Caraguatatuba também publicou um novo decreto liberando o funcionamento de comércios e restaurantes, desde o último sábado (10). Ilhabela impôs restrição na balsa pedindo apresentação de teste negativo de Covid-19 para a entrada na cidade, mas permitiu o funcionamento do comércio.
Todas as cidades foram notificadas pelo Ministério Público. Com a transição, o comércio pode funcionar, mas bares e restaurantes devem permanecer fechados até a nova etapa, prevista para o dia 24 de abril.

O QUE PODE ABRIR NA FASE DE TRANSIÇÃO?
Shoppings e lojas de rua podem ter atendimento presencial a partir do domingo (18), das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total.
Cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas podem ocorrer a partir do domingo (18), com distanciamento e controle de acesso.
Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial a partir de 24 de abril, das 11h às 19h, com 25% da capacidade total.
Salões de beleza e cabeleireiros podem ter atendimento presencial a partir de 24 de abril, das 11h às 19h, com 25% da capacidade total.
Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar partir de 24 de abril, das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e 25% da capacidade.
Academias, clubes e centros esportivos podem funcionar partir de 24 de abril, das 7h às 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com 25% da capacidade total.
Parques serão abertos a partir de 24 de abril, mas o horário ainda não foi definido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *