Cruzeiro inicia nova fase de combate à dengue

Agentes de Combate à Endemias iniciam Avaliação de Densidade Larvária em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), iniciou uma nova fase no combate à dengue na cidade, realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões do município.
Com esse levantamento, o Serviço de Zoonoses conseguirá identificar onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água), mais comum em cada localidade.
As ações de ADL acontecerão até o dia 30 de abril, seguindo metodologia preconizada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Serão visitados imóveis, referentes às quadras sorteadas em toda a zona urbana do município.
Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as melhores formas de combate às doenças no próximo período.
Casa a casa – De janeiro a março de 2021, os Agentes de Combate à Endemias (ACEs), percorreram toda cidade realizando o trabalho de campo, procurando e eliminando focos em residências, terrenos baldios, empresas e escolas.
Como resultado deste intenso trabalho, foi identificado um alto número de larvas, mesmo em residências limpas, demonstrando assim, a grande importância dos moradores de facilitarem o acesso dos ACEs as áreas externas.
A Prefeitura pede que, neste momento, a população não se esqueça dos malefícios que o Aedes aegypti pode causar. Dengue, Chikungunya e Zika Vírus são doenças graves e também podem matar.
Denunciem possíveis focos ligando para 3501-8309.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *