Cruzeiro implanta projeto de reabilitação a pacientes Covid-19 que receberam alta hospitalar

Mesmo após vencer a Covid-19, pacientes que ficaram internados, seja em clínica ou em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), necessitam de um acompanhamento técnico especifico para andamento em sua recuperação. Pensando nisso, a Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou essa semana, um projeto de reabilitação para pacientes regressos de internação pós COVID-19.

A dinâmica propõe apoio técnico com relação às questões emocionais e físicas, com exercícios básicos que promoverão benefícios para uma adaptação saudável no dia a dia dos pacientes.

A ideia é que depois de receber alta hospitalar, o paciente pós-Covid receberá uma ligação via celular da Secretaria Municipal de Saúde, através da psicóloga, do qual fará uma avaliação inicial, para coleta de informações em relação ao bem-estar e dificuldades que o paciente possa estar apresentando após a internação, onde será definido o plano de reabilitação.

O projeto de reabilitação pós-covid conta com uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, fisioterapeutas e fonoaudiólogo, que atenderão os pacientes com um protocolo humanizado, desenvolvido especificamente para devida assistência. A ação será feita por teleatendimento e cartilha de exercícios instruída por profissional fisioterapeuta, que podem ser realizados em casa para acelerar o processo de reabilitação e retorno as atividades.

Cartilha – Para que o paciente tenha todos os cuidados necessários, além do atendimento com os profissionais, a secretaria de saúde disponibilizará aos pacientes uma cartilha informativa contendo exercícios práticos e que poderão ser realizados em casa, para melhor recuperação. Além disso, contará com diversas informações necessárias para melhorar o ambiente, com dicas comportamentais que farão o paciente melhorar tanto física, quanto psicologicamente.

Mesmo vencendo a doença, ao voltar para casa é importante ficar atento aos cuidados e usar o tempo para descansar, continuando a tomar todas as medidas sanitárias, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool 70% e utilizar máscaras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *