Fase vermelha gera novo embate entre Doria e prefeitos da região; Prefeito de Cruzeiro, também alegou que a medida vai na contramão dos indicadores do Vale

Parte da RMVale e o governo do Estado de São Paulo voltaram a entrar um embate. O estopim foi a decisão do governo João Doria (PSDB) de regredir a região à fase vermelha do Plano SP, o que não agradou uma parcela dos prefeitos da área, que se rebelaram contra a medida.
O primeiro a se manifestar foi Felicio Ramuth (PSDB). Cidade em que no ano passado já teve multa estipulada pelo judiciário caso não acatasse as decisões estaduais, pediu nessa semana uma nova liminar contra a ida do município para a fase vermelha, mas não obteve êxito. O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou na noite da sexta-feira (5) recurso da Prefeitura de São José dos Campos e liberou a permanência do município na fase laranja do Plano SP. O pedido foi feito pelo governo Felicio Ramuth após decisão em primeira instância, na quinta-feira (4), negar o descumprimento da determinação do governo estadual.
“Eu respeito todas as ações do governo estadual, sempre vou elogiar aquilo que eu acho positivo e aquilo que não serve para a minha cidade, independente de quem é o governador, eu vou brigar pela minha cidade. Seja para não colocar gente digitando no Vacivida, seja para entender que não é correto estar na fase vermelha”, destacou Felicio a reportagem.
Thales Gabriel (PSD), de Cruzeiro, também alegou que a medida vai na contramão dos indicadores do Vale.
“Sempre pautamos as nossas decisões, por mais impopulares que fossem, pela ciência, pela saúde, pela medicina. E a nossa região do Vale do Paraíba, pelos dados, pelos números, pela ciência, estaria classificada em, no mínimo, manutenção de fase laranja e até mesmo, numa melhor situação, progredindo para a fase amarela”, afirmou.
O Estado, por sua vez, rebateu e disse lamentar que alguns prefeitos “finjam” não compreender a gravidade enfrentada no pior momento da pandemia no país. “Prefeitos e prefeitas que se rebelam contra as determinações do Plano SP estão mais preocupados com eventuais desgastes políticos e pressões de segmentos econômicos e menos com a defesa da saúde pública e a proteção de dezenas ou centenas de milhares de vidas em suas cidades”.
Prefeitos da região alegam não terem sido consultados sobre a fase vermelha.
Depois de o governo estadual ter alegado que a decisão de endurecimento havia sido alinhada em conferência com a maioria dos prefeitos da RMVale, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), que também é presidente do Codivap (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte), afirmou que não houve amplo diálogo.
“Não houve nenhuma ‘consulta’. Aliás, o Governador costuma frisar que só ouve a ‘Ciência’. Houve uma exposição prévia dos dados e argumentos que fundamentam um endurecimento das restrições”, disse. “Sabemos que a velocidade do contágio está maior e que quanto antes adotarmos medidas mais restritivas é melhor”, ponderou o tucano.
Em São José, Felicio também destacou não ter sido ouvido sobre a medida. “Eu não fui consultado em relação a isso, então não acredito nessa ‘unanimidade'”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *