Onda de calor pode causar temperaturas de até 36ºC no Vale do Paraíba

Uma onda de calor atinge o Vale do Paraíba nos últimos dias. Segundo os meteorologistas, uma massa de ar seco influencia no tempo da região e os termômetros devem continuar registrando temperaturas altas pelo menos até o fim de semana.
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o calor é normal para esta época do ano, mas outros fatores climáticos também contribuem para as temperaturas elevadas.
“Grande parte do Sudeste está sobre influência de uma massa de ar relativamente mais seca, que impede, por exemplo, que as frentes frias e outros sistemas meteorológicos, se desloquem para o Sudeste”, explica o meteorologista Fábio Loyolla.
Além de espantar as chuvas na região, a massa de ar seco no Sudeste está direcionando a umidade para a região sul do país, onde tem ocorrido chuvas com maior volume e mais constantes nos últimos dias.
“Por isso, na Região do Vale do Paraíba, assim como na maior parte do estado de SP, as chuvas tem sido bastante irregulares nos últimos dias. Tem ocorrido apenas eventos de chuva rápida, por vezes intensa, mas bastante localizada”, analisa o meteorologista.
A expectativa é que pelo menos até o próximo final de semana, entre os dias 30 e 31, o calor siga em toda a região. As temperaturas devem variar entre 32°C e 36ºC, assim como aconteceu desde a segunda-feira (25). As chuvas devem continuar de forma rápida e isolada, principalmente entre o final da tarde e da noite.
Quanto a umidade relativa, os números devem seguir entre a casa dos 35% e 40%, o que levanta um alerta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal para o organismo humano é a umidade ficar entre 40% e 70%. Por conta disso é necessário se manter hidratado bebendo água e consumindo alimentos ricos em água, como a melancia, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *