Vale do Paraíba tem maior n° de mortes em um dia desde o início da pandemia de Covid-19

Região teve 47 óbitos registrados em 24 horas, segundo dados das prefeituras. Número é 27% maior que pico anterior de mortes registrado em agosto, quando 37 pessoas haviam morrido.

O Vale do Paraíba teve na segunda-feira (25) o maior número de mortes em um dia desde o início da pandemia de Covid-19. Foram 47 óbitos registrados em 24h. Ao todo, região tem 2.062 mortes pela doença.
As informações são de um levantamento diário feito pela TV Vanguarda, junto às Secretarias Municipais de Saúde. De acordo com os dados, o número de óbitos é 27% mais alto que o pico anterior de mortes, registrado em 10 de agosto de 2020, quando 37 pessoas haviam morrido em um único dia na região.
As cidades com meio número de mortes foram São José dos Campos, que registrou 16 óbitos e Taubaté, que teve 12 novas mortes em um dia. As cidades lideram a lista de número de óbitos, com 679 e 235 registros, respectivamente.
A média móvel dos últimos 14 dias está em 20, número também nunca registrado antes.

Especialistas apontavam uma curva de crescimento no número de internações, principalmente de pessoas do grupo de risco, que poderiam levar a uma alta no número de mortes, por causa de complicações. Apesar do alto número, os pesquisadores não enxergam ainda o um platô na curva de casos e óbitos – uma estabilização na curva de registros.
De acordo com os dados estaduais, a região teve 104 novas internações na segunda-feira (25). A taxa de ocupação de leitos de UTI para a doença é de 79%.

FASE VERMELHA
Com a alta nos índices da Covid-19, o governo estadual colocou a região do Vale do Paraíba em fase vermelha. Desde a segunda-feira (25) apenas comércios essenciais podem funcionar na região. Bares, restaurantes e shoppings foram fechados. A medida deve permanecer até o dia 8 de fevereiro, quando uma nova classificação é feita.
Apesar da determinação estadual, cidades como Aparecida e Guaratinguetá decidiram não cumprir a regra e se mantiveram em fase laranja – com mais flexibilização para o funcionamento do comércio.
Em Taubaté, a cidade anunciou além da fase vermelha, um toque de recolher entre às 23h e às 6h. Apesar disso, em decreto na segunda-feira (25) permitiu a abertura de academias, impedidas na fase vermelha pelo Plano São Paulo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *