Estado cria o Monumento Natural Mantiqueira Paulista em Cruzeiro e Piquete

Por decreto, o governo estadual criou o Monumento Natural Mantiqueira Paulista em Cruzeiro e Piquete. A nova unidade de conservação tem 10,3 mil hectares de área – cada hectare equivale a um campo de futebol.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado na terça-feira (5).
Segundo o documento, o Monumento visa a “conservação da biodiversidade do corredor paulista da Serra da Mantiqueira, mediante apoio e incentivo a ações de proprietários particulares”.
Entre outros objetivos, também aparecem o incentivo ao turismo regional, a promoção de projetos para a restauração ecológica e a produção sustentável, a prevenção e combate a incêndios e à degradação ambiental, o estímulo à educação ambiental regional e o fomento à economia, ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social regional.
A zona de amortecimento do Monumento Natural Mantiqueira Paulista, área que terá restrições de uso, será estabelecida no plano de manejo da nova unidade de conservação.
De acordo com o Estado, a gestão da unidade de conservação é de responsabilidade da Fundação Florestal, em coordenação com os proprietários das áreas que compõem o Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista.
“Serão asseguradas a propriedade privada e seus respectivos usos atuais, desde que compatíveis com a finalidade de preservação do sítio natural e os objetivos [da unidade de conservação]”, diz trecho do decreto.
O ambientalista Jeferson Rocha de Oliveira, de São José dos Campos, comemorou a criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista.
“Esta unidade de conservação é resultado de um momento ímpar no histórico paulista perante a política conservacionista, onde o diálogo intersetorial – sociedade civil, setor privado, governo representado pela Fundação Florestal – superou todas as expectativas, tento em sua génese uma simples frase: ‘Legitimação plena, e integral’”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *